IMG-construtura-build
IMG-construtura-build-tab

Construtora Build:

é a maior empreiteira do país, obtendo um alto crescimento devido ao grande número de obras públicas e da expansão do norte do país, antes mais atrasado, impulsionado pelo crescimento da exploração de minério e pelo porto, voltado à exportação e bem localizado geograficamente em relação à China e aos EUA. Atua no segmento de habitação e prédios comerciais.

Conta com financiamento do Banco de Desenvolvimento e empréstimos externos em dólar americano para as grandes obras públicas. Acredita que o PIB continuará subindo ao longo das próximas décadas e mantém uma projeção de 4% aa.

* !! é uma empresa fictícia. Qualquer semelhança com alguma empresa real é mera coincidência.

IMG-tele-teles
IMG-tele-teles-tab

Tele Teles:

é uma empresa de telefonia fixa, móvel e internet. Deteve o monopólio por muitos anos, enquanto empresa estatal. Na privatização, manteve esse monopólio por mais dez anos.

Hoje, a empresa tem concorrentes, mas continua com mais de 50% do mercado. Seu ciclo de investimentos teve seu pico na década passada e hoje a empresa, com ótimo fluxo de caixa, é ótima pagadora de dividendos. Um acordo de acionistas, entre eles o Governo, que continua sócio e sempre precisando de caixa, fixou o valor do dividendo pelos próximos 20 anos.

Existe um plano da empresa de entrar no setor de TV por assinatura, mas isso dependerá de uma política do Governo para tornar o negócio rentável. Apesar de privatizada, ainda existe uma contaminação de empresa estatal, pois, por questões estratégicas, o Governo colocou cláusulas de manter indicados no conselho de administração e diretoria.

* !! é uma empresa fictícia. Qualquer semelhança com alguma empresa real é mera coincidência.