IMG-celulose-paper
IMG-celulose-paper-tab

Celulose Paper:

produz celulose de fibra curta e fibra longa, além de produzir papel e papelão. Como única empresa do setor nos EU do Pacífico, abastece o consumo interno de papel e papelão e o excedente da produção de celulose é exportado. Isso representa de 60 a 70% do seu faturamento.

Tem florestas 100% plantadas, de pinus e eucalipto, com uma média de crescimento de 12 e 9 anos, respectivamente. Tem um endividamento em Milka ( M$ ), moeda local, e, confiando na estabilidade da moeda, não possui mecanismo de proteção. Beneficia-se quando há desvalorização cambial. O consumo interno de papel e papelão flutua junto com a variação do PIB.

* !! é uma empresa fictícia. Qualquer semelhança com alguma empresa real é mera coincidência.

IMG-banco-bank
IMG-banco-bank-tab

Banco Bank:

é o maior banco privado dos EU do Pacífico, tem agências espalhadas por todo o país e filiais nos EUA, Japão, Austrália e Nova Zelândia. O braço internacional ainda não é significativo para o grupo, sendo um foco estratégico a ser desenvolvido. Emitiu vários bonds tanto na Europa como nos EUA e essa captação foi usada para financiamento interno.

Com o crescimento do país e a queda nas taxas de juros nos últimos anos, aumentou bastante a exposição do banco no setor imobiliário, sendo o principal agente do país. A inadimplência é de cerca de 5% do crédito pessoal, considerada baixa, principalmente se comparada a níveis históricos. O financiamento de exportações também tem sido um bom gerador de caixa para o banco.

* !! é uma empresa fictícia. Qualquer semelhança com alguma empresa real é mera coincidência.