IMG-topo

A



ABAMEC - Associação Brasileira dos Analistas do Mercado de Capitais.

ABDE - Associação Brasileira dos Bancos de Desenvolvimento.

ABECIP - Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança.

ABERJ - Associação de Bancos do Estado do Rio de Janeiro.

ABERTURA DE CAPITAL - Democratização do capital social de uma empresa que tem suas ações distribuídas entre um determinado número de acionistas.

ABRAPP - Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Privada.

ABRASCA - Associação Brasileira das Companhias Abertas.

AÇÃO - Título negociável, representativo de propriedade de uma fração do capital social de uma sociedade anônima.

AÇÃO CHEIA (com) - Ação que ainda não exerceu direitos (div e/ou bom e/ou subsc) concedidos pela empresa emissora.

AÇÃO ENDOSSÁVEL - Ação nominativa que pode ser transferida no Livro de Registro de Ações Nominativas a partir do endosso da própria cautela.

AÇÃO ESCRITURAL - O estatuto da companhia pode autorizar ou estabelecer que todas as ações da empresa, de uma ou mais classes, sejam mantidas em contas de depósito, em nome de seus titulares, na instituição que designar, sem emissão de certificados.

AÇÃO DE FRUIÇÃO - A lei 6.404 (Lei das AS) não define ou prevê normas para ações de fruição. São ações de posse e propriedade dos fundadores da companhia, já amortizadas, onde o titular recebeu, antecipadamente, o valor contábil que elas representam. Não são objetivo de negociação.

AÇÃO FUNGÍVEL - Ação que se encontra em custódia em uma instituição financeira, que fica obrigada a devolver ao depositante a quantidade de ações recebidas com as modificações resultantes de alterações no capital social ou no número de ordem das ações ou dos certificados recebidos em depósito.

AÇÃO LISTADA EM BOLSA - Ações de empresas que satisfazem aos requisitos das Bolsas de Valores para efeito de negociação de seus títulos em pregão.

AÇÃO NOMINATIVA - " Ação que identifica o nome de seu proprietário. Sua transferência deve ser registrada no livro especial da empresa denominado ""Livro de Registro de Ações Nominativas""."

AÇÃO OBJETIVO - É o valor mobiliário emitido por companhia aberta admitida à negociação no pregão de uma Bolsa de Valores, no mercado de opções.

AÇÃO ORDINÁRIA - Ação que tem a característica de conceder a seu titular o direito de voto em Assembléia.

AÇÃO PREFERENCIAL - Ação que dá ao seu possuidor prioridade no recebimento de dividendos e/ou, em caso de dissolução da empresa, no reembolso do capital. Normalmente, não tem direito a voto em Assembléia.

AÇÃO COM VALOR NOMINAL - É o valor mencionado na carta de registro de uma empresa e atribuído a uma ação representativa do capital.

AÇÃO SEM VALOR NOMINAL - Ação para a qual não se convenciona valor de emissão, prevalecendo o preço de mercado por ocasião do lançamento.

AÇÃO VAZIA (ex) - Ação que já exerceu os direitos (div e/ou bom e/ou subsc) concedidos pela empresa emissora.

ACEITE - Declaração expressa, em título de crédito, pela qual o sacado (ou terceiro) se compromete a liquidar o seu valor na data do vencimento.

ACIONÁRIO (Comando) - Poder exercido pelo acionista ou grupo majoritário.

ACIONISTA - Proprietário de uma ou mais ações de uma Sociedade Anônima.

ACIONISTA MAJORITÁRIO - Acionista que detém uma quantidade tal de ações com direito a voto que lhe permite (dentro da distribuição vigente de participação acionária) manter o controle acionário de uma empresa.

ACIONISTA MINORITÁRIO - Acionista proprietário de ações com direito a voto, cujo total não lhe garante o controle da Sociedade.

ACREFI - Associação das Empresas de Investimento, Crédito e Financiamento (SP).

ADECIF - Associação dos Diretores de Empresas de Crédito, Investimento, Financiamento.

ADEVAL - Associação das Empresas Distribuidoras de Valores.

ADMINISTRAÇÃO DE CARTEIRA - Tarefa delegada a sociedades corretoras e a bancos de investimento, por procuração, para decidir sobre movimentações no mercado financeiro, de uma carteira de títulos e valores mobiliários.

ADMINISTRADOR DE CARTEIRA - É o profissional de mercado responsável pela gestão, administração e controle de uma carteira diversificada de títulos (portfólio).

ADMINISTRADOR DE CONTA - Técnico na área de administração de carteira de uma instituição financeira que detém o poder decisório sobre movimentações de uma ou várias carteiras ou contas de clientes.

AEMB - Associação de Empresas do Mercado de Balcão.

AGE - Assembléia Geral Extraordinária. É a reunião dos acionistas, convocada e instalada na forma da lei e dos estatutos, a fim de deliberar sobre qualquer matéria de interesse social. Sua convocação não é obrigatória, dependendo das necessidades específicas da empresa.

AGENTE AUTÔNOMO DE INVESTIMENTO - Pessoa que dedica à colocação de títulos, valores e serviços financeiros junto ao público. Deve ser credenciada pelo Banco Central do Brasil e vinculada a uma instituição financeira.

AGENTE EMISSOR DE CERTIFICADOS - Instituição financeira devidamente autorizada, que realiza serviços de escrituração, guarda dos livros, registros e transferência de ações e emissão de certificados, agindo em nome da empresa.

AGENTE REPRESENTANTE DE CLIENTE - Nome dado a representante registrado, de um ou vários investidores.

AGIR COMO DEALER - "Diz-se que uma instituição financeira está agindo como ""dealer"" quando, em operações de open-market, compra títulos para a sua carteira própria revendendo a clientes, ganhando, assim, na diferença de preços."

ÁGIO - Importância que o comprador paga a mais sobre o valor nominal de um título. Montante que se acresce ao valor nominal pelo qual uma ação está sendo vendida no mercado primário ou na chamada de capital via subscrição.

AGO - Assembléia Geral Ordinária. Convocada obrigatoriamente pela diretoria de uma Sociedade Anônima para verificação dos resultados, leitura, discussão e votação dos relatórios da diretoria e eleição do Conselho Fiscal.

AJEF - Associação dos Jornalistas de Economia e Finanças.

AJUSTE DIÁRIO - Expressão utilizada em mercado futuro. Importância a ser debitada ou creditada ao cliente, diariamente, de acordo com a variação, negativa ou positiva, no valor da posição por ele mantida, ajustada ao preço de compensação do dia.

ALAVANCAGEM - """Leverage"" financeiro - alavancagem financeira. Grau de utilização de recursos para aumentar as possibilidades de lucro, aumentando, consequentemente, o risco da operação. É muito utilizado nos mercados a prazo."

ALC - Aviso de lançamento em conta - informa ao cliente (com títulos em custódia na Bolsa) os lançamentos realizados na sua posição de títulos.

ALTA - Tendência do mercado de ações em geral, ou de uma determinada ação que, pela predominância da procura, há elevação nos preços dos papéis. Quando a tendência de alta é geral, ela se reflete por uma elevação do índice bursátil.

AMC - Aviso de movimentação de conta - Informa ao cliente (com títulos em custódia na Bolsa) sobre a movimentação realizada na sua posição de títulos.

AMDIVAL - Associação Mineira das Distribuidoras de Valores.

AMORTIZAÇÃO - Consiste na distribuição aos acionistas, a título de antecipação e sem redução do capital social, de quantia que lhes poderia tocar em caso liquidação da empresa.

AMPLITUDE - Diferença entre os preços máximo e mínimo atingidos por uma determinada ação, em um período de tempo.

ANA - Aviso de negociação de ações - O ANA é enviado pela própria Bolsa de Valores aos investidores sempre que uma negociação é realizada, em seu nome no pregão. Através dele o investidor obtém informações precisas e seguras sobre as operações de compra e venda de suas ações.O ANA vale como comprovante.

ANAAI - Associação Nacional dos Agentes Autônomos de Investimento.

ANÁLISE DE TÍTULOS - É um pré-requisito para as decisões sobre carteiras de títulos. Ela fornece aos valores das variáveis relevantes para o processo de administração de carteira.

ANALISTA DE MERCADO DE CAPITAIS - Profissional de formação universitária que aplica determinada metodologia no estudo de empresas, setores, situações conjunturais e demais aspectos que afetam o mercado de capitais.

ANBID - Associação Nacional dos Bancos de Investimento.

ANCOR - Associação Nacional das Corretoras de Valores.

ANDAR DE LADO - Expressão utilizada para classificar um mercado fraco, sem liquidez, quando compradores e vendedores estão retraídos. Os preços sobem um pouco, caem um pouco, e não há uma tendência nítida para o comportamento das ações. Também significa um mercado estagnado.

ANDIMA - Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto.

ANUNCIAR A CONCESSÃO DE DIVIDENDOS - Comunicação de decisão do Conselho Diretor ou da Assembléia de Acionistas de uma empresa, no sentido de destacar recursos próprios para a distribuição de dividendos aos acionistas.

AO MERCADO - Ordem de compra ou venda de ações dada pelo investidor à sua sociedade corretora a preço de mercado, sem que seja estabelecido limite máximo para compra ou limite mínimo pra a venda.

AOBVAL - Associação dos Operadores de Bolsa de Valores (RJ).

APINVEST - Associação dos Pequenos Investidores.

APLICAÇÃO - Utilização de poupança na compra de títulos, com a finalidade de auferir rendimentos.

APREGOAÇÃO - Ato de apregoar a compra ou venda de ações pelo operador (representante de uma sociedade corretora no recinto de negociações das Bolsa-pregão). A apregoação deverá ser feita mencionando-se a quantidade de títulos e o preço pelo qual se pretende fechar o negócio.

AQUÁRIO - Espaço contíguo à Sala de Negociações, destinado ao público, separado daquela por uma parede de vidro, permitindo acompanhar o desenrolar do pregão, sem nele, entretanto, poder interferir.

ARBITRAGEM - "Compra de um título para determinado vencimento a futuro ou à vista de concomitante venda igual a outro vencimento, visando auferir vantagem do diferencial de preços ou de sua futura variação. As operações podem ser realizadas cada uma em uma Bolsa diferente ou, por exemplo, no balcão, com dois parceiros diferentes, na mesma ou em praças diferentes. Além do ""arbitrador"" beneficia-se o mercado como um todo pela redução dos diferenciais de preços indevidamente afastados ou aproximados pelo aumento de número de parceiros e da liquidez do mercado."

ARBITRAMENTO - Análise a que é submetida a mercadoria entregue quanto ao tipo, qualidade e especificações, realizada por árbitros credenciados pelas Bolsa de Futuros.

ASCESP - Associação das Sociedades Corretoras de Valores e Câmbio de São Paulo.

ASSESSOR DE INVESTIMENTO - Técnico de uma instituição financeira responsável pelo atendimento a clientes, podendo, muitas vezes, fazer sugestões sobre a movimentação de carteiras e títulos.

ATIVO FINANCEIRO - Todo e qualquer título representativo de parte patrimonial ou dívida: ações, OTN, dinheiro, letra de câmbio, etc.

AUMENTO DE CAPITAL - Ato aprovado por Assembléia Geral Ordinária (ou reunião de diretoria, no caso de capital autorizado) pelo qual se adicionam ao capital da empresa reservas e/ou novos recursos. O aumento de capital normalmente é feito mediante bonificação (ou aumento do valor nominal das ações) e/ou direitos de subscrição para os acionistas. Pode ser realizado pela incorporação de outras empresas.

AUMENTO DO VALOR NOMINAL - Alteração do valor nominal da ação em conseqüência de incorporação de reservas ao capital de uma empresa, sem emissão de novas ações.

AUTO-REGULAÇÃO - Por auto-regulação entende-se basicamente a normatização e fiscalização, por parte dos próprios membros do mercado, organizados em instituições ou associações privadas, de suas atividades com vistas à manutenção de elevados padrões éticos. Assim, ao invés de haver uma intervenção direta do Estado, sob a forma de regulação, nos negócios dos participantes do mercado, estes se auto-policiam no cumprimento dos deveres legais e dos padrões éticos consensualmente aceitos. No mercado de capitais, tradicionalmente, as entidades tipicamente auto-reguladoras são as Bolsas de Valores.

AUXILIAR DE OPERADOR - Funcionário de sociedade corretora que recebe, via telefone (que se localiza na cabine da sociedade corretora, das Bolsas de Valores), ordem de como pra e venda de ações, para serem executadas pelo operador de sua sociedade corretora.

AVALIAÇÃO DE CARTEIRA - Etapa em que o administrador examina o desempenho da carteira de títulos, no tempo, e como este se relaciona com o plano de investimento estabelecido.

AS - "Preferenciais Escriturais Classe ""A"""

AR - "Preferenciais Endossáveis Classe ""A"" Resgatáveis"

B



Backdoor Listing - "Uma companhia que não poderia preencher as exigências para aceitação numa Bolsa de Valores, consegue entrada pela fusão com uma companhia menor, já aceita. Figurativamente ""entrada pela porta dos fundos""."

BAIXA - Tendência do mercado de ações em que, pela predominância da oferta, o preço de um ou mais papéis sofre queda.

BALANCETE - Demonstrativo contábil do estado patrimonial e da situação econômico-financeira de uma empresa, referente a parte do período do exercício social.

BALANCETE TRIMESTRAL - Balanço parcial das principais contas de uma empresa. É um demonstrativo contábildo estado patrimonial e da posição econômico-financeira de uma sociedade, levantado trimestralmente.

BALANÇO - Demonstrativo contábil do estado patrimonial e da situação econômico-financeira de uma empresa, sempre referente ao fim de um exercício social.

Ballooning - Manipulação ilegal para valorizar ações.

BANCO CENTRAL DO BRASIL - Órgão federal, executor e agente ficalizador do cumprimento das normas baixadas pelo Conselho Monetário Nacional.

BANCO DE CRÉDITO AGRÍCOLA - Estabelecimento de crédito que opera no financiamento do crédito à agricultura e à lavoura.

BANCO DE DESENVOLVIMENTO - Instituição Financeira Pública, constituída sob a forma de S/A, com sede na capital dos Estados da Federação que detém o controle acionário. Financia Capital Fixo a longo prazo.

BANCO DE INVESTIMENTO - "Instituição especializada em operações para capitalização das empresas, bem como para financiamento, a médio e longo prazo, para capital de giro e fixo, mediante a aplicação de recursos próprios de terceiros, ou de repasse de fontes oficiais e do exterior. Pode administrar fundo de sociedades de investimento, bem como fazer ""underwriting""."

BANDEIRA - Formação em um gráfico de barras, que serve para orientar o analista de investimentos assim que o movimento de alta ou de baixa se interrompa e ainda não se tenha dados para formar expectativa quanto ao seu desenvolvimento. Uma bandeira é um pequeno e compacto paralelogramo de flutuação de preço ou um retângulo inclinado na direção inversa à tendência anterior.

Bargain Counter - Baixa exagerada. Quando ações são vendidas a preços irrazoavelmente baixos em relação ao seu valor intrínseco.

Bargain Hunter - Investidor que procura, afincadamente, comprar ao menor preço.

BBF - Bolsa Brasileira de Futuros.

BE - Bônus de Subscrição Endossável

Bear - Especulador que espera uma baixa do Mercado, especulador pessimista. Vende títulos que não possui na expectativa de os comprar a preço menor (compra para cobrir uma venda curta).

Bear Account - Conjunto de ações vendidas a termo pelo investidor pessimista.

Bear Clique - Grupo informal que pressiona a baixa das ações através de vendas a termo.

Bear Market - Mercado de baixa.

Bear Panic - Alta súbita (causando pânico nos que venderam).

Bear Pool - "Ver ""Bear Clique"" - Grupo formalmente organizada para provocar baixa de cotações. Tem um gerente. Nenhum membro pode negociar individualmente as ações que o grupo está manejando. Sistema geralmente proibido."

Bear Raid - Venda rápida, para causar baixa.

Bear Stock (Share) - Ação ao portador.

Bearer Form Of Bond - Obrigação ao portador.

Bearish - Posição pessimista. Atitude pessimista (sobre o mercado ou em geral).

Below Par - Abaixo do valor par.

BENEFICIÁRIO - Em uma operação com títulos, pessoa a qual o título foi emitido ou a favor de quem o título é transferido.

BENEFÍCIOS - Bonificações, dividendos e direitos de subscrições distribuídos aos acionistas.

BF - Partes Beneficiárias

Bid - Oferta. Proposta. Lance de compra.

Bid Ahead - Situação em que uma oferta foi antecipada por outra do mesmo valor ou de valor maior e que, portanto, tem preferência.

Bid And Asked - O maior preço do comprador que, comparado com o menor preço do vendedor constitui a cotação.

Bid And Offer - Os preços a que o comprador comprará e vendedor venderá.

Bid To Up - Alta através de lances.

Bid Wanted (BW) - Urgência de venda.

Bid, Last - Última oferta.

Bid, Price - Preço oferecido para a compra.

Big Board (NYSE) - New York Stock Exchange, uma das Bolsas de Valores de New York. (A outra, AMEX).

Bird Dog - Investidor das situações de Cias. (lucros futuros, tendência de dividendos). Literalmente, perdigueiro.

Black Friday - Sexta-feira negra (colapso financeiro). Expressão nascida na crise de 1929.

Black Market - Mercado negro (paralelo).

Blind Pool - Grupo de investidores controlado, temporariamente, por um só. Só o Gerente sabe o que está acontecendo.

Block - Um lote de ações.

BLOCK TRADE - Negócio envolvendo um grande lote de ações em Bolsas de Valores.

Block-Trade - Lançamento de ações através de um grupo de corretores associados para a sua subscrição e revenda ao público.

BLOQUEIO DE POSIÇÃO - Operação através da qual um aplicador impede o exercício de sua posição mediante a compra, em pregão, de uma opção da mesma série da anteriormente lançada.

Blow Off - Estouro. Mercado muito ativo, no auge.

BLUE CHIP - Ação de grande liquidez e procura no mercado de ações por parte dos investidores, em geral de empresas tradicionais e de grande porte.

Blue Chip(s) - Os títulos com melhor tradição de segurança e rentabilidade.

Blue-Sky Laws - Lei contra corretores inescrupulosos.

BM&F - Bolsa Mercantil & de Futuros.

BN - "Preferenciais Nominativas Classe ""B"""

BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social - Empresa Pública exclusivamente dedicada ao estudo global dos problemas de desenvolvimento econômico e ao exame de projetos específicos, visando ao crescimento setorial e global da economia do País, aos quais concede aporte de recursos.

BNDESPAR - BNDES Participações - Surgiu com as fusões entre EMBRAMEC, FIBASE e IBRASA.

Board Lot - Unidade de troca em qualquer Bolsa. Na Bolsa de N.Y. ou do Federal Reserve Board (ou FED: Banco Central).

Board Room - Sala de pregões da Bolsa.

Boiler Room - Sala de vendas de ações duvidosas - Sala em que se opera muito especulativamente e em ações duvidosas (comum na crise de 70).

BOLETA - Documento no qual os operadores registram os negócios de compra e venda de ações no Recinto de Negociações das Bolsas de Valores.

BOLETA DE OFERTA - "Documento no qual os operadores registram as ofertas de compra e venda de ações; são colocadas em locais determinados para que os interessados, vendedores ou compradores das demais sociedades corretoras, possam fechar as operações."

BOLSA DE MERCADORIAS - Instituição onde se realizam negociações com matérias-primas (café, trigo, etc.) para compra e venda futura.

BOLSA DE VALORES - Associação civil sem fins lucrativos. Seu objetivo básico consiste em manter local adequado ao encontro de seus membros e à realização, entre eles, de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários, em mercado livre e aberto, especialmente organizado e fiscalizado por seus membros e pelas autoridades monetárias responsável também pela realização de leilões especiais .

BOLSA EM ALTA - Diz-se que a Bolsa está em alta, quando o índice médio do dia considerado é superior ao índice médio do dia anterior.

BOLSA EM BAIXA - Diz-se que a Bolsa está baixa, quando o índice médio do dia considerado é inferior ao índice médio do dia anterior.

BOLSA ESTÁVEL - Diz-se que a Bolsa está estável, quando o índice médio do dia considerado é igual ao índice médio do dia anterior.

Bonanza - Investimento de alta rentabilidade.

Bond - Basicamente um nota promissória emitida em múltiplos de $1.000 ou $5.000. Constitui prova de uma dívida de uma companhia para com o possuidor do título. A maior parte das vezes tem garantia de hipoteca.

Bond Adjustment - Obrigação que rende juro em função do lucro da Cia. Raramente emitido por ser geralmente emitido em função de reorganização financeira da companhia.

Bond Collateral Trust - Obrigações garantidas por ações ou outros títulos.

Bond Convertible - Obrigações conversíveis em ações da mesma companhia.

Bond Coupon - Com cupons destacáveis.

Bond Debenture - Debênture.

Bond Deferred - Obrigação com o vencimento adiado por acordo entre o emissor e o tomador.

Bond Valuation - Avaliação de obrigação.

Bond Yield - Rendimento proporcional por um título.

Bond, (Registered) - Obrigação nominativa.

Bond, Assumed - Obrigações garantidas por uma segunda Cia.

Bond, Bearer - Ao portador.

Bond, Callable - Obrigação resgatável antes do vencimento.

Bond, Classified - Emissões diferentes quanto a preço, vencimento e por vezes, grau de preferência.

Bond, Discount (and expense) - Desconto e despesas (de obrigações e debêntures).

Bond, Face Value Of - Valor nominal da obrigação.

Bond, General Mortgage - Obrigação garantida por uma segunda hipoteca.

Bond, Guaranteed - Obrigação garantida por terceiros.

Bond, Highgrade - Obrigação de primeira classe.

Bond, Income - Obrigação com renda, ou cujo pagamento de juros depende dos lucros da empresa.

Bond, Indenture - Contrato ou cláusulas sob as quais o título foi emitido e que podem estabelecer prazo, juro, etc.

Bond, Interchangeable - Obrigação que pode ser convertida de ao portador para nominativa, e vice-versa.

Bond, Mortgage - Obrigação garantida por hipoteca.

Bond, Municipal - Obrigação de dívida pública emitida a nível estadual, municipal, etc., para financiamento de obras de interesse público.

Bond, Optional - Obrigação resgatável pelo emitente antes do vencimento.

Bond, Premium - Ágio. Diferença entre o valor negociado e o valor nominal.

Bond, Quality Ratings - Sistema de avaliação das qualidades de cada título.

Bond, Redeemable - Obrigação resgatável antes do vencimento.

Bond, Register - Registro de obrigações.

Bond, Revenue - Obrigação emitida para financiamento de obras públicas. Tanto o principal como os juros serão pagos pela receita (pedágio, etc.) produzida pelo projeto financiado.

Bond, Secured - Obrigações garantidas por ativos.

Bond, Serial - Obrigações rotativas emitidas em conjunto, mas com vencimentos diferentes.

Bond, Unsecured - Obrigação sem garantia real.

Bonded Debt - Dívida pública baseada em obrigações.

Bonded-Goods - Mercadoria sob retenção alfandegaria.

Bonds, Term - Obrigações emitidas em conjunto e com o mesmo vencimento.

BONIFICAÇÃO EM AÇÕES(filhotes) - Ações emitidas por uma empresa em decorrência de aumento de capital, realizado pela incorporação de reservas e/ou de outros recursos, e distribuídas gratuitamente aos acionistas, na proporção da quantidade de ações que já possuem.

BONIFICAÇÃO EM DINHEIRO - Distribuição aos acionistas, além dos dividendos, de valor em dinheiro referente as reservas até então incorporadas.

BÔNUS DE SUBSCRIÇÃO - Título negociável, emitido por uma empresa dentro do limite de aumento de capital autorizado nos estatutos, e que dá direito à subscrição de ações.

Bonus Stock - Ações dadas em bonificação como prêmio de funcionários.

Book Value - Valor contábil.

Book Value Per Share Of Common Stock - "Patrimônio líquido por ação ordinária. Calcula-se: Soma do ativo menos intangível

BOOM - "Fase do mercado de ações em que o volume de transações ultrapassa, acentuadamente, os níveis médios de determinado período; as cotações atingem níveis extremamente altos."

Boom - Crescimento muito rápido em preços ou volume de negócios.

Bottom - Preço de ações depois de uma longa baixa.

Bottom Dropped Out Of The Market - Queda súbita de cotações.

Bottom Out - Nivelamento dos preços depois de uma baixa.

Bottom Price - Menor preço.

Bourse - Bolsa de Valores francesa.

BOVAPP - Escritório da BOVESPA

BOVESBA - Bolsa de Valores Bahia-Sergipe-Alagoas.

BOVESPA - BMF- BOVESPA Bolsa de Valores de São Paulo.

BOVMESB - Bolsa de Valores Minas-Espírito Santo-Brasília.

Box Count - Contagem periódica, pelo corretor, dos títulos de clientes em sua posse.

BR - "Preferenciais Endossáveis Classe ""B"" Resgatáveis"

Break - Queda súbita dos preços das ações.

Break Up Value - Diferença entre o valor contábil e o valor do mercado das ações que uma companhia investidora quer liquidar.

BRIGADA - Queda acentuada seguida de recuperação, do preço de um papel ou do índice de lucratividade da Bolsa durante um pregão.

Bring Out - Introduzir ou oferecer novas ações ou títulos.

Broad Market - Mercado firme, amplo.

BROKER - Corretor - aquele que compra ou vende títulos por conta de cliente, percebendo comissões.

Broker - Corretor.

Broker, Floor - Operador que executa, na sala de pregões da bolsa, ordens de outros operadores.

Broker, Odd-Lot - Corretor especializado na compra e venda de um número quebrado de ações.

Broker, Outside - Corretor de Cias. não inscritas na Bolsa de Valores.

Broker, Put And Call - Corretor que lida com opções.

Brokerage - Corretagem.

Brokerage Account - Conta mantida com um corretor.

Brokerage Commission - Comissão de corretagem.

Brokerage Fee - Taxa de corretagem.

Brokerage Specialist - Especialista de corretagem. Executa transações para outros corretores.

Broker's Loan - Empréstimo de corretor para financiar compras de clientes.

BS - "Preferenciais Escriturais Classe ""B"""

Bubble - """Bolha"". (Negócio fraudulento ou ilusório)."

Buck Rogers - Ações com alta súbita. Inspirada pelo herói de histórias em quadrinhos.

Bucket Shop - Estabelecimento ilegal de corretagem.

Bucketing - Especulação ilegal.

Bulge - Alta brusca, pequena e temporária das ações.

BULL - Especulador que espera uma alta do mercado.

Bull - Investidor otimista.

Bull Account - Carteira mantida na previsão de uma alta de preços.

Bull Campaign - Operações coordenadas para forçar alta.

Bull Clique - Grupo informal de investidores que visam forçar alta no mercado.

Bull Market - Mercado otimista.

Bull Pool - Grupo formalmente organizado para forçar alta (considerado ilegal).

Bullish - Otimista.

Bunched - Ordens de compra ou venda de clientes diferentes, reunidas num só lote, possibilitando a operação em uma só vez.

Buy And Put Away - Filosofia de investimento: a melhor maneira de ganhar é comprar ações e guardá-las.

Buy Back - Compra de títulos por alguém que anteriormente os vendera sem os possuir.

Buy Back In - Compra forçada de ações, para satisfazer os termos de um contrato.

Buy On Scale - Investir de maneira a reduzir os custos médios do investimento.

Buy On Scale Order - Ordem de compra dada a um corretor para execução gradual segundo determinadas mudanças de preços.

Buyer's Order - À ordem do comprador.

Buying Power - Dinheiro disponível numa conta e que pode ser aplicado na compra de ações.

BVES - Escritório da BOVESPA

BVPR - Escritório da BOVESPA

BVRg - Escritório da BOVESPA

BVRJ - Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.

BVST - Bolsa de Valores de Santos.

By On Scale Outright - Comprar ações pagando no alto, em dinheiro.

C



CABEÇA - Em análise de investimento, formação que surge após um movimento de alta no estudo de comportamento de uma ação, feito pelo gráfico de barras.

CADASTRO DE CLIENTES - Conjunto de dados de informações gerais sobre a qualificação dos clientes das sociedades corretoras, vinculado aos serviços que as Bolsas de Valores mantém.

CAIXA DE REGISTRO E LIQUIDAÇÃO - Empresa responsável pelo registro, liquidação e compensação das negociações à vista, a termo e a futuro realizadas em Bolsa. Recebe depósitos e margens - garantias das operações a termo e a futuro efetuadas pelos membros da Bolsa. Emite certificado para desdobramento, conversão, reconversão e transferência de ações negociadas ou a serem negociadas.

Call - Ver: Option.

Callable - Ações ou títulos preferenciais que permitem ao emitente resgatá-las antes do vencimento.

CÂMARA DE COMPENSAÇÃO - Local onde se realiza a compensação de cheques, onde os bancos trocam, mutuamente, seus cheques a fim de evitar a movimentação de grande quantidade de dinheiro, caso os bancos tivessem que liquidá-los em suas caixas.

CÂMARA DE LIQUIDAÇÃO - Entidade através da qual os contratos futuros são controlados, garantidos e liquidados.

CANAL DE TENDÊNCIA - Quando se puder traçar uma reta aproximadamente paralela à linha de tendência por dois máximos, no caso de alta, ou dois mínimos, no caso de baixa, forma-se o chamado canal de tendência no gráfico de barras.

CAPITAL ABERTO (Companhia de) - Empresa que tem suas ações registradas na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e distribuídas entre um determinado número de acionistas, que podem ser negociadas em Bolsa de Valores ou no mercado de balcão.

CAPITAL AUTORIZADO (Sociedade de) - Sociedade anônima cujo capital foi aprovado como meta futura pela Assembléia Geral.

CAPITAL DE RISCO - "Operação em que pequenas e médias empresas recebem a injeção de recursos com a venda de ações às sociedades de capital de risco (""venture capital""). A participação da sociedade de capital de risco deve sempre ser minoritária e temporária; seu objetivo é investir em empresas de tecnologia de ponta que precisem de recursos para se desenvolver. Depois que os objetivos iniciais forem atingidos, a empresa deve abrir o capital quando então será vendida ao mercado a participação da sociedade de capital de risco. "

CAPITAL FECHADO (Sociedade de) - Sociedade anônima com capital de propriedade restrita, tipicamente uma empresa familiar.

CAPITAL SOCIAL - Soma de todos os recursos, bens e valores mobilizados para a constituição de uma empresa.

CAPITAL SOCIAL SUBSCRITO A INTEGRALIZAR - Parcela de subscrição que o acionista deverá pagar, de acordo com determinação do órgão que autorizou o aumento de capital de uma sociedade.

CAPITAL SOCIAL SUBSCRITO E REALIZADO - Montante de capital social acrescido da parcela de subscrição paga pelo acionista.

Capitalização - Aplicação, reinversão ou reaplicação dos resultados ao patrimônio de uma empresa.

Capitalization - "Volume total dos títulos emitidos por uma companhia

Captação - Canalização de recursos para aplicação em investimento a curto, médio e longo prazo.

Carimbo - Forma com que o mercado passou a denominar os aumentos de capital, via aumento do valor nominal das ações.

Carry, To - "Manter (""carregar"") uma posição de carteira."

Carrying Charge(s) - "Juros cobrados pelo corretor para ""carregar"" uma conta ""com margem""."

Carteira de Ações - Conjunto de ações de propriedade de uma pessoa física ou jurídica.

Carteira de Títulos - Conjunto de títulos de renda fixa e de renda variável de propriedade de uma pessoa física ou jurídica.

Casamento de Opções - Compra ou venda, por um mesmo aplicador, de igual número de opções de compra e de venda sobre a mesma ação-objetivo, com idênticos preços de exercício e datas de vencimento.

Cash Account - Conta de Caixa - Conta com um corretor em que todas as compras são realizadas com dinheiro. O contrário de conta com margem.

Cash Dividend(s) - Dividendos pagos em dinheiro.

Cash Trade (Cash Sale) - "Transação em que as ações ou títulos são entregues no dia da venda. Ver: ""Delivery, Regular Way""."

Cash Yield - Indicador que mede o retorno financeiro anual de uma ação.

Cats - Central Automatizada para Transações Simultâneas - Moderno sistema de negociações eletrônicas aperfeiçoado pela BOVESPA, que permite às Sociedades Corretoras executarem em tempo real as ordens de seus clientesl. O sistema contempla todas as situações do Pregão de Viva Voz e integra hoje, corretoras dos principais centros financeiros do Brasil.

Cats And Dogs - """Gatos e Cachorros"" - Gíria designando ações altamente especulativas, de baixo preço e que não pagam dividendos."

Caução - Depósito de títulos ou valores efetuados junto ao credor, para garantir o cumprimento de obrigação assumida.

Cautela - Certificado que materializa a existência de um número de ações. Também chamada de título múltiplo.

CCC - Cadastro de Clientes na Custódia - Tem a finalidade de cadastrar os clientes das sociedades corretoras, para efeito de negociação de títulos em pregão.

CDB - Certificado de Depósito Bancário - título de renda fixa emitido por bancos comerciais e de investimento que rende juros, sendo resgatado em prazos prefixados de sessenta, noventa e 180 dias.

CDI - Certificado de Depósito Inter-bancário - título criado pelo governo para lastrear as trocas de reservas financeiras entre as instituições bancárias.

Cédula Hipotecária - É um título de crédito lastreado por hipoteca. É o instrumento hábil para a representação dos respectivos créditos hipotecários.

Cédula Pignoratícia de Debêntures - As instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central do brasil a efetuar esse tipo de operação poderão emitir cédulas garantidas pelo penhor de debêntures que conferirão aos seus titulares direito de crédito contra o emitente, pelo valor nominal e os juros nelas estipulados.

Ceiling Price - Preço-teto.

Certificado - Documento que comprova a existência e a posse de determinada quantidade de ações.

Certificado de Depósito - Título representativo das ações endossáveis ou ao portador, depositadas em uma instituição financeira.

Certificado de Depósito a Prazo Fixo - São promessas de pagamento futuro das importâncias depositadas e constituem exigibilidade das instituições que os emitem. São autorizados a receber esse tipo de depósito os bancos comerciais e os bancos de investimento. Podem ser transferidos mediante endosso pelo depositante.

Certificado de Depósito Negociável (Warrants) - Warrants ou conhecimento de depósito são títulos à ordem negociáveis, representativos de mercadorias ou outros bens depositados.

Certificado de Desdobro - Comprovante de desdobramento de um certificado de ações em vários outros.

Certificado de Fundos de Investimento - Título nominativo ou nominativo endossável que representa participação num fundo mútuo ou fiscal de investimento.

Certificate-Stock - Cautela de ações.

Chamada de Bônus - Resgate de bônus pelo emitente, mediante o pagamento antes do vencimento.

Chamada de Capital - Subscrição particular ou pública de ações novas pelo valor nominal ou outro valor, com ou sem ágio, para aumentar o capital de uma empresa.

Chapeludo - Investidor principiante do mercado de Bolsa, ao qual tudo o que lhe é dado observar representa novidade.

CI - Certificado de Investimentos

Cisão - É a operação pela qual a empresa transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades constituídas para este fim, ou já existentes extinguindo-se a empresa cindida, se houver versão de todo o seu patrimônio.

Clean Up - Obtenção de um grande lucro.

Cleared Securities - Títulos comprados já pagos e recebidos.

Clique - Grupo informal de especuladores.

Close Corporation - Sociedade anônima de capital fechado.

Close Market - Preços de venda e compra de uma ação muito pouco diferentes. - Situação de mercado em que os preços de compra e venda de uma ação são muito aproximados.

Close The - O fechamento, diário, da Bolsa.

Closed Account - Conta encerrada.

Closed End - Fund - Fundo de investimentos com número limitado de ações e cujo valor é determinado no Mercado de Balcão.

Closed-End Investment Company - "Companhia de investimentos com um número de ações limitado e que usa o seu capital para investir em outras companhias. O outro tipo de companhia de investimento é o ""open-end""ou fundo mútuo."

Closely Held - Ações nas mãos de investidores que não as negociarão por longo período.

Closing Price - Preço no fechamento das operações do dia.

Clube de Investimento - É a reunião de um grupo de pessoas com a finalidade de aplicar suas economias em uma carteira diversificada de ações, dentro de regras específicas estabelecidas pelas Bolsas de Valores e pela Comissão de Valores Mobiliários.

CN - "Preferenciais Nominativas Classe ""C"""

CNBV - Comissão Nacional de bolsas de Valores - Associação civil sem fins lucrativos, que tem como objetivo básico representar os interesses das Bolsas de Valores junto as autoridades administrativas e judiciárias.

Cobertura - Depósito da totalidade dos títulos referentes a posições em operações de venda nos mercados a termo, a futuro ou de opções.

Cobrir - Adquirir os títulos vendidos a descoberto.

Codificação - É a identificação utilizada para o tipo e classe das ações negociadas no pregão da Bolsa de Valores. As principais são:

Collateral - Títulos ou qualquer outro ativo empregados por um tomador de empréstimo em garantia do pagamento.

Collateral Trust Bond - Uma obrigação com garantia depositadas nas mãos de terceiros.

Colocação Direta - Aumento de capital pretendido pela empresa. Só pode ser realizado mediante a subscrição de ações pelos atuais acionistas, diretamente na empresa.

Colocação Indireta - É a operação pela qual uma instituição financeira ou um grupo delas, reunidas em um consórcio de subscrição, adquire, adquire por subscrição, a totalidade das ações provenientes de uma nova emissão, para posterior colocação no mercado secundário.

Combinação de Opções - Compra ou venda de duas ou mais séries de opções sobre a mesma ação-objetivo, porém com preços de exercício e/ou datas de vencimento diferentes.

Comission Broker - "Agente que executa as ordens do público para compra ou venda de títulos ou ""commodities""."

Comission House - Firma de corretagem.

Comitente (ou cliente) - Denominação que se dá a pessoa que encarrega outra de comprar, vender ou praticar qualquer ato, sob suas ordens e por sua conta, mediante certa remuneração a que se dá o nome de comissão.

Commodity Credit Corporation - Seção Financiadora do Departamento de Agricultura dos E.U.A.

Commodity Exchange - Bolsa de Mercadorias.

Commodity(ties) - Coisa de utilidade - mercadoria - matéria-prima.

Common Share (Stock) - Ação ordinária.

Companhia Aberta - Empresa cujos valores mobiliários de sua emissão estejam registrados na CVM, para a negociação em Bolsa de Valores ou no mercado de balcão.

Competitive Bid - Lances competitivos para compra de ações.

Compra a Futuro - Tipo de operação em que não interessa ao investidor, a princípio, a posse dos títulos, mas tão somente os resultados provenientes das diferenças de preços. Assim, basta que o aplicador acompanhe atentamente essas variações para encerrar definitivamente a posição, através de uma operação inversa (venda a futuro). Existe também a possibilidade de substituir esta operação por outra (encerrando-se a posição de compra através de uma venda a futuro e simultaneamente comprando para outro prazo de vencimento a futuro ou mesmo à vista.

Confirmação - Aviso que o credor dá ao cliente da efetivação de uma negociação com ações.

Confirmation - Documento formal entregue por um corretor a um cliente, contendo todas as informações sobre as operações realizadas entre os dois.

Conglomerate Company - Conglomerado: grupo de companhias de ramos diferentes, atuando com uma única administração majoritária mas descentralizada. Tem que ser apreciada em bloco e quanto a cada uma das unidades.

Conselho Fiscal - Fiscaliza a situação financeira da empresa. É constituído no mínimo por três membros efetivos e três suplentes não ligados à empresa.

Conselho Monetário Nacional - Responsável pela fixação da política da moeda, do crédito e da regulamentação e controle de todas as atividades financeiras desenvolvidas no País.

Consolidated Tape Plan - Por este plano os sistemas telegráficos das duas Bolsas de New York (NYSE e AMEX) foram fundidos. Existem dois canais, um para cada Bolsa e as bolsas regionais a elas ligadas.

Consolidation - Fortalecimento. Consolidação dos níveis de preços das ações.

Consolidation Business - Fusão de empresas, nascendo uma nova entidade e extinguindo-se as antigas.

Constant Dollar Plan - Plano de investimento pelo qual o valor aplicado em ações deve ser igual ao aplicado em títulos de renda fixa.

Constant Ratio Plan - Plano de investimento com relação constante entre o investimento em títulos de renda fixa e em ações.

Conta Margem - Consiste na abertura de um crédito, por parte da sociedade corretora, permitindo ao cliente adquirir, com este capital, um número maior de ações do que ele normalmente poderia comprar com seu próprio capital.

Contingent Order - Ordem de compra ou venda por um determinado preço, dependendo da realização de uma outra operação.

Contrary Market - Mercado imprevisto, supreendente.

Contrato - Unidade de negociação relativa a uma determinada mercadoria ou ativo financeiro no pregão das Bolsas. Terminologia empregada em mercado futuro.

Contrato Padrão - Contrato pertinente a cada uma das mercadorias ou ativos financeiros, que estabelece as condições para negociações nos diversos mercados das Bolsas. Termo empregado em mercado futuro.

Contratos em Aberto - Saldo total de contratos futuros de todas as posições mantidas no mercado.

Contratos Futuros - Ou simplesmente futuros, são unidades de negociação, que constituem acordos legais, transacionados em pregão. Um contrato futuro implica o compromisso de receber (pelo comprador) e entregar (pelo vendedor), o objetivo de contrato, em data futura preestabelecida.

Controle Acionário - Poder de decisão sobre a empresa, garantido pela posse da maior proporção das ações com direito a voto, pelo acionista majoritário.

Conv. - Ações convertidas.

Conversão - Mudança das características de um título. No caso de ações, pode ser a transformação quanto ao tipo (de ordinárias em preferenciais ou vice-versa), dependendo dos estatutos e de Assembléia Geral.

Conversion Rate - Número de ações ordinárias correspondente a uma ação preferencial ou um título de dívida.

Convertible Bond - Título conversível em ações.

Convertible Preferred Stock - Ação preferencial conversível.

Cooling Off Period - Período de 30 dias necessário para que o registro de uma nova emissão de ações se torne efetivo.

Corner The Market - Controle do mercado pela detenção da maioria das ações da companhia em questão.

Corporate Bond - Obrigação ao portador, título emitido por uma S/A, pelo qual uma determinada quantia será paga numa data específica e com juros determinados.

Corporate Shell - Companhia que não tem ativos fixos, que apenas existe no papel.

Corporation - Corporação, Companhia, Sociedade Anônima.

Corporation, Closed - Companhia de capital fechado.

Corporation, Open - Companhia de capital aberto.

Correção (em análise de investimento) - Fica caracterizada quando ocorre uma tendência secundária de baixa em um mercado de ações em alta.

Correção Monetária - Operação destinada a atualizar o poder aquisitivo da moeda perante o processo inflacionário.

Correção Monetária Pré-Fixada - Projeção feita para a correção monetária em um período de tempo futuro.

Correction - Reação de preços no mercado de títulos.

Correspondent - Corretor, banco ou qualquer outra instituição financeira que regularmente presta serviços a outra instituição sem acesso direto ao seu mercado.

Correspondent Firm - Firma de corretagem associada a outra.

Corretagem - Taxa de remuneração da sociedade corretora ao efetuar uma compra ou venda de ações.

Corretor - Intermediário na compra e venda de ações.

Corretora - Instituição intermediária na compra e venda de ações.

Corretora de Mercadorias - Qualquer sociedade comercial, detentora do respectivo título emitido pela BM&F, responsável pela execução, por conta própria ou de seus clientes, dos negócios no pregão.

Corte na Linha de Tendência (em análise de investimento) - Quando o gráfico de barras intercepta a linha de tendência e atinge o nível de 3% além da cotação de corte, é sinal de que haverá mudança de tendência, servindo como indicador do ponto de venda ou de compra, conforme desenvolvimento anterior do gráfico.

Cota - Fração do capital de uma sociedade constituída por cotas de responsabilidade limitada.

Cota de Clube de Investimento - Corresponde a uma fração ideal de um clube de investimento. Seu valor é igual ao patrimônio líquido do clube dividido pelo número de cotas emitidas.

Cota de Fundo de Investimento - Corresponde a uma fração ideal de um fundo de investimento. Seu valor é igual ao patrimônio líquido do fundo dividido pelo número de cotas emitidas.

Cotação - Preço registrado em Bolsa de Valores quando se realiza uma negociação em ações.

Cotação de Abertura - Primeira cotação de uma ação, em um dia de negociações.

Cotação de Fechamento - Último preço de uma ação durante o desenrolar de um dia de negociações.

Cotação Máxima - Cotação máxima atingida por uma ação durante o desenrolar de um dia de negociações.

Cotação Média - Cotação média de uma ação durante o desenrolar de um dia de negociações.

Cotação Mínima - Cotação mínima atingida por uma ação durante o desenrolar de um dia de negociações.

Countermand - Cancelar uma ordem de compra ou venda de ações ainda não realizada.

Coupon - Cupon anexo ao título representando juro a receber. A prova do juro pagável sobre um título ao portador é uma parte física do título. É dividido em pequenas partes datadas cronologicamente para futuros pagamentos. Essas pequena partes, quando destacadas, são chamadas cupons.

Coupon Bond - Obrigação ao portador com cupons destacáveis.

Coupon Collection - Cobrança de um cupon. O cupon é junto a um certificado de posse relativo ao título base e assinado pelo seu possuidor.

Coupon Rate - Taxa de juros anuais que o tomador de recursos promete pagar ao portador do título.

Coupon Shell - Envelope dos cupons.

Cover Bid/Cover Offer - Lance de cobertura. O segundo melhor lance ou oferta em uma licitação competitiva.

Covering - Cobrir a venda a termo.

Covering (Short Sale) - Compra de títulos para satisfazer venda curta anterior.

CR - "Preferenciais Endossáveis Classe ""C"" Resgatáveis"

Crack - Ocorre quando as cotações das ações declinam velozmente para níveis extremamente baixos.

Crack - "Baixa quase total. Grande crise. Também ""crash"". A crise de 1919 é o exemplo mais conhecido."

Credor Pignoratício - Pessoa que recebe objetos móveis em garantia de dívida.

Crossing - Compra e venda da mesma ação. Um corretor atua como comprador e vendedor da mesma ação.

CS - "Preferenciais Escriturais Classe ""C"""

Cumulative Preferred Stock - Emissão com a cláusula de que algum dividendo não pago, será pago antes de qualquer outro dividendo de qualquer título menor (ação comum).

Cupom - Parte descartável de uma cautela válida para recebimento de dividendo ou bonificação, ou para o exercício do direito de subscrição.

Curb Exchange - Antigo nome da AMEX, uma das duas Bolsas de New York.

Cusip Number System - Sistema numérico para identificação de emissões de ações. Código de 9 depósitos, dos quais os 6 primeiros identificam o emissor, os dois seguintes a emissão e o nono representa o controle do sistema.

Custo de Transformação - É o custo que se tem que incorrer para se transformar um ativo financeiro em outro.

Custódia de Títulos - Serviço prestado aos investidores para guarda de títulos e exercício de direitos.

Custódia Fungível - Serviço de custódia onde os valores mobiliários depositados poderão ser substituídos, quando retirados, por outros iguais: mesma espécie, qualidade e quantidade.

Custódia Infungível - Serviço de custódia onde os valores mobiliários depositados são mantidos dicriminadamente por depositantes.

Custody Account - Conta de ações em um banco.

Cutting A Loss - Decisão de terminar uma operação desfavorável antes que os prejuízos aumentem.

CVM - Comissão de Valores Mobiliários. Órgão federal, responsável pela disciplina, fiscalização, emissão e distribuição de valores mobiliários no mercado de capitais.

Cyclical Stocks - Ações que acompanham os ciclos da economia.

D



Data de Exercício da Opção - É a data de registro em pregão da operação de compra ou venda à vista das ações-objeto da opção.

Data de Vencimento da Opção - Último dia, dentro do mês de vencimento da opção, em que esta pode ser exercida através de uma sociedade corretora, perante a Bolsa de Valores que tem como modalidade operacional o mercado de opções.

Data Ex-Direito - Data em que uma ação começará a ser negociada ex-direitos (dividendo, bonificação, subscrição), no recinto de negociações de uma Bolsa de Valores, processando-se o reajuste de preço, de acordo com o direito exercido.

Date Of Delivery - Data de entrega. Três tipos, segundo a demora: Cash - no próprio dia. Regular way - no 5º dia útil. Delayed - entrega retardada.

Date Of Trade - Dia em que uma ordem de compra ou venda é executada.

Date, Call - Data de vencimento.

Date, Due - Data de vencimento.

Day Order - Ordem de um cliente, válida por um só dia. Se é válida por período mais longo será com G.T.C. (Good Till Countermanded - válida até ser consolidada).

Day Trade - Conjugação de operações de compra e de venda realizadas em um mesmo dia, dos mesmos títulos, para um mesmo comitente, de uma mesma sociedade corretora.

Dead Market - Mercado com baixo volume de operações e poucas oscilações significativas de preços.

Dealer - "Instituição financeira que opera no mercado monetário, selecionada pelo Banco Central do Brasil, para ser um instrumento de regulação de liquidez. Tem departamento de ""open market"" muito bem estruturado, um ""staff"" com operadores ágeis e analistas capacitados. Possui uma carteira de títulos expressiva, alocando recursos específicos e permanentes, nivelando assim as operações do mercado aberto. Também é o nome que se dá a instituições financeiras que compram e vendem valores mobiliários para sua carteira própria (é o oposto do ""broker"", que só negocia por conta do cliente). "

Dealer, Rebate - "Comissão do ""dealer"", por ter conseguido um empréstimo bancário para o cliente."

Debenture - Debênture. Dívida sem garantia.

Debênture - Título que representa um empréstimo contraído por uma sociedade anônima, mediante lançamento público ou particular garantido pelo ativo da sociedade e com preferência para o resgate sobre quase todos os demais débitos.

Debênture Conversível em Ações - Debênture que pode ser convertida em ações, em épocas e condições pré-determinadas, mediante aumento do capital social, por opção do seu portador.

Débito - "Qualquer obrigação devedora; o que se deve."

Declared Dividend - Dividendo declarado.

Decline-Line - Índice indicando quão aproximadamente a tendência geral do mercado segue as médias calculadas como o índice Dow-Jones nos E.U.A. ou SN no Brasil. É calculado, subtraindo ou somando a um número arbitrário, em caso de baixa ou alta respectivametne, o número é encontrado pela diferença entre as ações que subiram e as que desceram. Ex: Número arbitrário - 10.000. subiram - 500 ações. Desceram - 200 ações + 300. Número do Índice - 10.300. Ver Advance Decline Line.

Deduções Estatutárias - Parte dos lucros da empresa que não são distribuídos aos acionistas, conforme determinação dos estatutos.

Defaulted Bonds - Títulos não pagos no vencimento.

Deferred Stock - Ação que só pagará dividendos numa determinada data ou quando certas condições sejam concretizadas.

Deflação - "Fenômeno oposto à inflação; rarefação da moeda e do crédito."

Delayed Delivery - Entrega retardada de ações que foram vendidas com essa condição.

Delayed Opening - Abertura do preço retardada, por excesso de volume de operações com uma determinada ação. O corretor tenta evitar demasiado desequilíbrio, equilibrando compra e venda e retardando o início das operações no dia seguinte.

Delist - Retirada da lista de ações cotadas.

Delivery, Regular Way - Transação feita na Bolsa e em que os títulos são entregues no quinto dia útil, exceto obrigações, entregues no dia seguinte.

Democratização do Capital - É o processo pelo qual a propriedade de uma empresa fechada se transfere, total ou parcialmente, para um grande número de pessoas que desejam dela participar e que não mantêm, necessariamente, relações entre si, com o grupo controlador ou com a própria empresa.

Demonstração de Lucros e Perdas - Demostrativo das contas de resultado (receita, despesa) de uma empresa, em um determinado período.

Deporte - "Venda de uma posição para vencimento mais próximo - à vista ou a futuro - e concomitante compra de posição igual para vencimento mais distante visando a auferir resultado pelo encerramento de ambas posições mediante operações iguais de natureza inversa, quando ocorre a esperada ampliação dos diferenciais de preços, em níveis mais altos ou mais baixos, indiferentemente. Deporte pode ser usado, também, como finalização de uma operação técnica compensatória; encerrando através da venda uma compra a futuro feita com este objetivo e realizando, através da venda à vista, a operação efetiva pretendida. Além do seu interesse, o ""deportador"" atende o do mercado como um todo, aumentando o número de parceiros e a liquidez, colaborando na redução de diferenciais de preços indevidamente distorcidos, etc. Se atuando com objetivo unicamente de liberar recursos para a aplicação alternativa, acrescenta o benefício da correlação, com as demais alternativas financeiras."

Depositary Trust Company (DTC) - Organismo central pelo qual os membros realizam entrega de títulos por lançamentos contábeis computadorizados.

Depósito a Prazo Fixo - Depósito que se faz em um banco comercial ou banco de investimento, com a data certa e pré-fixada para o seu resgate, sobre o qual o depositante recebe juros.

Depósito Compulsório - É o recolhimento feito pela rede bancária de determinado percentual sobre os seus depósitos à vista, parcialmente, com base no critério de média móvel quinzenal. O recolhimento é feito em moeda e a critério da autoridade monetária, em títulos federais da dívida pública.

Depreciação - Desgaste físico dos equipamentos e dos bens do ativo de uma empresa, considerando-se o desgaste e o obsoletismo gerados pelo tempo e pelo uso.

Deságio - Diferença, para menos, entre o valor nominal e o preço de compra de um título de crédito.

Desdobramento de Cautelas - Sistema de desdobramento de ações ao portador e nominativas endossáveis, efetuado pela Bolsa de Valores, de modo a adequar a quantidade de ações ao lote padrão da Bolsa.

Despesas ou Ônus - Sistema de cobrança de comissões num plano de acumulação contratual em fundo de investimento, pelo qual a parcela das comissões de venda, pelo período de duração do contrato, é deduzida das compras iniciais de cotas.

Devedor - Que se deve ou apresenta saldo devedor.

Diferencial - Combinação de possíveis compras e vendas de opções sobre a mesma ação objeto, porém de sérias diferentes.

Digested Securities - Ações guardadas por muito tempo pelos investidores.

DIMEC - Diretoria da Área de Mercado de Capitais - Banco Central do Brasil.

Direito de Retirada - O acionista dissidente da deliberação que aprovar a incorporação da empresa em outra sociedade, ou sua fusão ou cisão, tem direito de retirar-se da empresa mediante o reembolso do valor de usas ações.

Direito de Subscrição - Direito de preferência que tem um acionista de subscrever novas ações de uma sociedade anônima, quando do aumento do capital mediante subscrição, podendo ser negociável ou não.

Direitos - "Veja ""Benefícios""."

Disclosure - "Revelação de informações por parte da empresa, aos acionistas; é um instrumento imprescindível não só para a tomada de decisão pelo investidor, como para sua proteção."

Disclosure - Nota de rodapé em relatório da auditoria ou em balanço publicado. - Elementos publicados para conhecimento público.Ver: Full Disclosure.

Discount From Asset Value - Preço de uma ação dividida pelo valor dos seus ativos, geralmente expresso em percentagem.

Dishonor - Recusa em pagar em títulos, por parte do emitente ou de um avalista.

Diversification - Diversificação nos investimentos para evitar riscos concentrados.

Dividend - Dividendo.

Dividend Payable - Dividendo a pagar.

Dividend Pay-Out Ratio - Relação entre o total de dividendos pagos e o lucro em dinheiro.

Dividend Property - Dividendo pago em ações de outra Cia. Que seja subsidiária, ou pago com ativos.

Dividend Ranking - Avaliação, classificação de dividendos.

Dividend Rate - Taxa de dividendos.

Dividend, Cash - Dividendo em dinheiro.

Dividend, Check - Dividendo em cheque.

Dividend, Cumulative - Dividendo cumulativo. Se não pago fica com prioridade sobre dividendos futuros.

Dividend, Interim - Dividendo provisório, pago antecipadamente.

Dividend, Liquidating - Parcela paga a proprietários e credores na liquidação de uma sociedade.

Dividend, On - Com dividendos - Venda de ações que darão ao seu comprador direito a receber os próximos dividendos pagos.

Dividend, Optional - Dividendo opcional. O acionista opta entre receber em dinheiro ou ações.

Dividend, Regular - Dividendo de taxa fixa. Geralmente pago trimestral ou semestralmente.

Dividend, Scrip - Dividendo distribuido com a cláusula de pagamento futuro.

Dividend, Stock - Dividendos em ações.

Dividendo - Distribuição aos acionistas de resultado em dinheiro, em proporção à quantidade de ações possuídas e com recursos oriundos dos lucros gerados pela empresa em um determinado período. Pela lei das AS deverá ser distribuído um dividendo mínimo de 25% do lucro líquido apurado em cada exercício social.

Dividendo Cumulativo - Dividendo que, caso não seja pago em um exercício, se transfere para outro.

Dividendo Pró-Rata - Dividendos distribuídos às ações emitidas dentro do exercício social proporcionalmente ao tempo transcorrido até o seu encerramento. Distingui-se de dividendos integrais, tendo em vista que estes são distribuídos às ações existentes desde o início do exercício social da empresa.

Dollar Cost Averaging - Sistema de compras a intervalos regulares e em valor fixo. O investidor se condiciona ao valor investido e não ao número de ações. Conforme o nível dos preços assim a mesma quantia comprará mais ou menos ações.

Dow Theory - Teoria Dow, destacando 3 movimentos simultâneos na bolsa: 1 - Movimento primário - durante um ano no mínimo, representa a tendência básica do mercado, otimista ou pessimista. 2 - Movimento secundário - recuperação acentuada de um mercado pessimista ou declínio acentuado de um mercado otimista. 3 - Movimento terciário - representando flutuações diárias.

Dow-Jones Industrial Average - Índice Dow-Jones, calculado com base em 65 companhias, cada uma com o seu coeficiente de ponderação.

Down Cap - Gráfico de cotação demonstrando que o menor preço do dia foi maior do que o maior do dia seguinte.

Down Tick - Transação efetuada a preço inferior ao da última.

Droping Prices - Preços em declínio.

DTC (Depositary Trust Company) - Companhia em que é feito um depósito de ações para facilitar as operações.

Dual Listing - Ação cotada em mais de uma Bolsa de Valores.

Dummy - "Representante. - ""Homem de palha"" - o que atua em nome de outros, mas sem poderes decisórios próprios."

Dump - Vender ações apressadamente, sem considerar o preço do mercado.

Dupla Negociação - "Situação transitória em que os títulos poderão ser negociados no pregão da Bolsa, sob a forma de ""Com"" Direitos e ""Ex"" Direitos, num prazo de quinze dias."

E



Earnings Per Common Share - Relação entre lucro líquido - menos dividendos pagos às ações preferenciais - e o número de ações ordinárias.

Eased Off - Mercado calmo, indicando ligeira queda nos preços das ações.

Emissão - Ato de emitir dinheiro ou título.

Emissor - Entidade oficial que emite papel-moeda ou instituição emitente de título de crédito, de renda ou ordem de pagamento.

Emitente - Pessoa que emite um título, criando uma obrigação de pagamento.

Empresa Holding - Empresa que detém o controle acionário de uma empresa ou um grupo de empresas subsidiárias.

Encerramento de Posição - As posições a futuro de compra ou venda podem ser encerradas antecipadamente mediante a realização de uma operação inversa. Neste caso, a Caixa de Registro e Liquidação da Bolsa apura os resultados acumulados proporcionalmente à quantidade encerrada, lançando-os via compensação financeira à sociedade corretora responsável pela operação e coloca à disposição as respectivas garantias (margem ou cobertura).

Encouraging Market - Mercado animador.

Endosso - Assinatura do proprietário no verso de um título, para transferir a sua propriedade.

Endosso em Branco - Quando o endossante não declara a quem transfere o título, limitando-se a lançar no mesmo a assinatura.

Endosso em Preto - Quando o endossante indica o nome a quem transfere o título, isto é, o endossatário que, por sua vez, poderá também transferir o título a outrem.

Entidade de Previdência Privada Abertas - As entidades deste tipo tem como única finalidade a instituição de planos de concessão de pecúlios ou de rendas para seus associados, segundo normas gerais e técnicas aprovadas pelo órgão normativo do Sistema Nacional de Seguros Privados. Quando tem fins lucrativos, são organizadas como sociedades anônimas, caso contrário, adotam a forma de sociedades civis ou fundações. Para garantia de todas as suas obrigações, estas entidades devem construir reservas técnicas, fundos especiais e provisões. Parte desses recursos deverá ser aplicado na formação de uma carteira de ações.

Entidade de Previdência Privada Fechadas - As entidades deste tipo são sociedades civis ou fundações, criadas com o objetivo de instituir planos privados de concessão de benefícios complementares ou assemelhados aos da Previdência Social, acessíveis aos empregados ou dirigentes de uma empresa, ou de um grupo de empresas (são os chamados fundos de pensão). Estas entidades são investidoras institucionais porquanto a regulamentação determina que parte dos seus recursos sejam aplicados na manutenção de carteiras de ações. Estes recursos provêm de contribuição de seus participantes, dos empregados ou de ambos.

Equity, Trade On The - Trabalhar com capital de terceiros, tendo que conseguir lucros superiores às despesas com juros.

Erratic Market - Mercado irregular, sem tendência definida.

Error Account - Conta de erros mantida por firmas corretoras para registro de eventuais erros.

Escola Fundamentalista - Corrente de pensamento que se baseia, para fazer análise do investimento de uma ação, nos dados econômico-financeiros da empresa, relacionando-os à situação de seu setor de atividade e à economia do País.

Escola Técnica - Corrente de pensamento que se baseia, para fazer análise do investimento de uma ação, no comportamento da ação no mercado (Bolsa de Valores), sendo os gráficos seu material de apoio principal.

Especialista - Membro da Bolsa de Valores que se compromete a dar liquidez a uma determinada ação, mantendo o mercado do título equilibrado, mediante a efetivação de compras e vendas desta mesma ação para sua própria conta. No momento, ainda não opera no mercado de capitais brasileiro.

Especular - Negociar em qualquer mercado, com o objetivo de auferir lucros em curto prazo, aproveitando uma situação temporária do mercado.

Estar Comprado - Ter assumido posições de compra em contratos futuros, na expectativa de uma alta de preços.

Estar Vendido - Ter assumido posições de venda em contratos futuros, na expectativa de uma queda de preços.

Even Up - Situação em que compradores e vendedores estão igualmente divididos.

Excess Equity - Quando o valor em dinheiro, de uma conta, excede o montante necessário para margem.

Exchange Acquisition - "Compra de ações sem perturbar o pregão normal

Exchange Advice - Boletim financeiro da Bolsa.

Exchange Distribution - Venda de ações sem perturbar o pregão normal: um corretor oficial se encarrega de juntar compras individuais para satisfazer a ordem de venda.

Exclusão do Direito de Preferência - O estatuto da empresa aberta que contiver autorização para aumento do capital pode prever a emissão, sem direito de preferência, para os antigos possuidores de ações, debêntures ou partes beneficiárias conversíveis em ações.

Ex-Coupon - Venda feita sem o cupon referente ao juro, que fica na mão do vendedor.

Ex-Direitos - Negociação de uma ação, após exercício de um direito.

Ex-Dividend - """Ex-dividendos"". O comprador de ação não tem direito a receber dividendos. A cotação do título descerá no montante equivalente aos dividendos a receber."

Execução de Ordem - Efetiva realização de uma ordem de compra ou venda de valores mobiliários.

Exercício de Opção - É a operação através da qual o titular da opção exerce o seu direito de comprar ou de vender o lote de ações objeto da opção, ao preço de exercício. O exercício da opção far-se-á mediante o registro da operação de compra ou de venda à vista das ações objeto em pregão da Bolsa de Valores que opera com o mercado de opções.

Exercise - Exercer direitos na subscrição de títulos ou na sua conversão em ações ordinárias.

Exhaust Price - Nível de uma conta em que a margem acaba. Ou o investidor aumenta o seu investimento ou o corretor vende ações para obter recursos.

Expense, Variable - Despesas variáveis.

Expiration Date - Data após a qual direitos, opções, etc. expiram.

Ex-Rights - Sem direitos, estes permanecem com o vendedor.

Extended Bond - Título que por mútuo acordo tem seu vencimento prorrogado.

Extra-Dividend - Dividendo extra.

F



Face Value - Valor nominal.

Fail - Falha de um vendedor em entregar as ações a um comprador.

Fair Market Value - Valor razoável de mercado.

Fall Out Of Bed (Gíria) - Baixa busca de cotação sem motivo aparente.

Favorecido (Beneficiário) - "Comprador de um título; pessoa a qual o título foi transferido ou a favor de quem o título é emitido."

Fechado - É a palavra que concretiza a realização de uma operação de compra ou de venda de ações no pregão da Bolsa (após a especificação do tipo de ação, da quantidade e do preço).

Fechamento de Posição - É a operação através da qual o lançador de uma opção entrega à respectiva Bolsa de Valores outra opção da mesma série por ele previamente lançada juntamente com procuração, autorizando a Bolsa de Valores a praticar atos objetivando o término de suas obrigações como lançador.

Fechamento em Alta - Diz-se que uma Bolsa de Valores fechou em alta quando o índice de fechamento foi superior ao índice médio do dia considerado.

Fechamento em Baixa - Diz-se que um mercado fechou em baixa quando o índice de fechamento foi inferior ao índice médio do dia considerado.

Filhote (Bonificação) - Ações distribuídas gratuitamente aos acionistas, em decorrência de aumento de capital realizado com a incorporação de reservas.

Fill An Order - Executar, completar, uma ordem de compra ou venda.

FINAM - Fundo de Investimento da Amazônia. É administrado pela SUDAM e operado pelo Banco da Amazônia S/A e tem suas cotas representadas por Certificados de Investimento, negociadas em Bolsas de Valores.

Financeira - Ver Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento.

Financiador - É o investidor que realiza uma compra de um determinado título no mercado à vista, e posteriormente realiza sua venda num dos mercados a prazo, garantindo um retorno fixo na data de vencimento.

Financiadora - Ver Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento.

Financiamento - Designação de mercado que se dá a um Reporte onde a compra à vista e concomitante venda a futuro por preço maior não toma em consideração o título correspondente nem a esperada evolução dos preços, pois visa unicamente realizar - no vencimento da operação a futuro - a diferença resultante das duas operações. Vide Reporte.

Finder - Intermediário entre uma S/A que deseja emiitir ações e bancos de investimento.

FINOR - Fundo de Investimento do Nordeste. É administrado pela SUDENE e operado pelo Banco do Nordeste do Brasil S/A e tem suas cotas, representadas por Certificados de Investimento, negociadas em Bolsas de Valores.

Firm Commitment Order - "Lançamento de ações em que a firma ""underwriter"" (Banco de Investimento ou Cias. de Financiamento, no Brasil) se compromete a vender todo o lote."

Firm, Bid, Or Offer - Proposta de compra ou venda com preço definido.

Firming Of The Market - Tendência a alta de preços.

First Preferred Stock - Primeira ação preferencial: com preferência sobre emissões subsequentes.

FISET - "Fundo de Investimentos Setoriais. Operado pelo Banco do Brasil. FISET Reflorestamento - Administrado pelo IBDF; FISET Pesca - Administrado pela SUDEPE; FISET Turismo - Administrado pela EMBRATUR. Tem suas cotas representadas por Certificados de Investimento, negociadas em Bolsas de Valores. "

Fixed Price - "Preço mínimo fixado pelo ""underwriter"" para venda de uma nova emissão."

Flâmula - Formação em um gráfico de barras que serve para orientar o analista de investimento, assim que o movimento de alta ou de baixa se interrompe e ainda não se dispõe de dados para formar expectativas quanto ao seu desenvolvimento.

Flash Report - Relatório Financeiro preparado ao se aproximar o fim de um período para facilitar mais rápida tomada de decisões.

Flat - Certo, simples, sem juros. Usado na compra de títulos com juros atrasados e o preço inclui esses juros. O preço é contabilizado como custo do investimento.

Flier - Especulação muito arriscada.

Float A Stock Issue - Vender ações de uma companhia para levantar capital.

Floating Stock - Parte das ações de uma companhia aberta ao público.

Floating Supply - Ações disponíveis para a compra.

Floor - Sala de pregões.

Floor Broker - Operador da Bolsa, corretor.

Floor Partner - Sócio de uma firma de corretagem que opera na Sala de Pregões.

Floor Price - Preço mínimo.

Floor Report - Relatório da Sala de Pregões que confirma e fornece detalhes sobre a execução de uma ordem.

Floor Trade - Operador de Bolsa.

Flotation - Lançamento de uma nova emissão no mercado.

Fluctuation - "Variação no preço de uma ação

Flurries - Variação repentina do preço de ações causada por notícias inesperadas.

For Cash - Entrega de títulos no mesmo dia útil.

Forced Sale - Venda contra a vontade do dono, por falta de margem.

Formula Investing - Técnica de investimento. Envolve a mudança de fundos de ações ordinárias para preferências e obrigações quando a média de preços sobe para além de um determinado nível e vice-versa.

Forward Bear - Má expectativa, pessimista.

Forward Bull - Boa expectativa, otimista.

Free Ride - Subscrição no lançamento das ações. Lucro conseguido com a alta de preços subsequentes. Ao contrário do que acontecia até há pouco tempo, o preço total deve ser pago antes da aceitação da ordem. Literalmente: cavalgada ou tansporte grátis.

Free Riders - Os que subscrevem no lançamento das ações.

Free Riding - Compra e rápida revenda de títulos, para cobrir a compra sem desembolso de dinheiro próprio.

Full Disclosure Concept - Conceito segundo o qual as demonstrações financeiras devem refletir todos os fatos administrativos assim como informações para a sua interpretação.

Fully Participating Preferred Stock - Ações preferenciais participação integral, isto é, com os mesmos direitos que as ordinárias, com exceção do direito de voto.

FUMCAP - Fundo de Desenvolvimento do mercado de Capitais. Fundo contábil, de natureza financeira, destinado a dinamizar o mercado de títulos e valores mobiliários, facilita a reestruturação financeira das empresas nacionais e criar um sistema de financiamento, a médio e a longo prazo, destinado a amparar a realização de projetos relativos à implantação, ampliação e reaparelhamento de empresas nacionais.

Fundo - Conjunto de disponibilidades destinado a uma aplicação específica.

Fundo ao Portador - Conjunto de recursos administrados por banco de investimento que os aplica em títulos de renda fixa. Não tem prazo de carência para o resgate e dispensa a identificação do investidor.

Fundo de Garantia - Destina-se a assegurar aos clientes das sociedades corretoras a reposição de títulos e valores mobiliários transacionados em Bolsa por danos decorrentes de ato culposo ou doloso, de responsabilidade dessas instituições.

Fundo de Pensão - É a forma pela qual as empresas promovem recursos para a acumulação de reservas, destinadas a cobrir pagamento de aposentadoria aos seus empregados.

Fundo Fiscal de Investimento (Decreto-Lei 157) - Concede estímulos fiscais a capitalização das empresas, reforça os incentivos fiscais à compra de ações, facilita o pagamento de débitos fiscais. Extinto a partir de 1984, transformando em Fundo de Ações em 1985.

Fundo Mútuo de Ações - Conjunto de recursos administrados por uma sociedade corretora, distribuidora de valores ou banco de investimento, que os aplica em uma carteira diversificada de títulos, distribuindo os resultados aos cotistas, proporcionalmente ao número de cotas possuídas.

Fundo Mútuo de Renda Fixa - Conjunto de recursos administrados por uma sociedade corretora, distribuidora de valores ou banco de investimento, que os aplica em uma carteira diversificada de títulos de renda fixa, distribuindo os resultados aos cotistas, proporcionalmente ao número de cotas possuídas.

Fungibilidade - É o princípio legal pelo qual títulos e valores mobiliários iguais valem uns pelos outros.

Fusão - É a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações.

Futures Contract - Contrato a termo, para entrega de uma mercadoria numa data futura.

Futuro - Modalidade operacional da Bolsa de Valores. Vide operação a futuro.

G



Gap - Representa um hiato nas cotações das ações. Por exemplo: no caso de alta, a mínima de um dia é maior que a máxima da véspera.

GEMEC - Gerência de Mercado de Capitais do Banco Central do Brasil.

Gilt-Edged - Ação ou título de primeira classe. Ver Blue Chip.

Give An Indication - Demonstrar interesse por uma nova emissão de ações com uma ordem de compra.

Give An Order - Ordem de compra ou venda dada ao corretor.

Give Up - "Expressão com mais que um significado: - um membro agindo em nome de outro previne um terceiro sobre a situação e ""give up"", dá, utiliza, o nome do membro assim representado. - Numa cidade onde o seu corretor não tem escritório o investidor usa um segundo corretor que menciona - ""give up"" - a uma terceira parte o nome do primeiro corretor."

Go Public - Oferta de ações de uma S/A, até então fechada ao público em geral.

Go Short - "Vender ações a termo. - Assumir uma posição ""curta"", a descoberto."

Going Concern Good Delivery - "Ação boa (""quente"")."

Good Till Cancelled Order (GTC) - Ordem de compra ou venda a preço específico, que vigora até que seja executada, cancelada ou mudada no que se refere ao preço.

Gráfico de Barras - Gráfico utilizado pelo analista de investimento que procura realizar as projeções de preços que permitirão decidir sobre o investimento em ações. Parte da elaboração das séries de valores das variações preço X quantidade negociada, definindo uma perspectiva para o desenvolvimento futuro de uma ação.

Gráfico Ponto Figura - Gráfico utilizado pelo analista de investimento levando em consideração somente os preços das ações, como variável relevante para efetuar as projeções do desenvolvimento futuro dessas ações.

Grafista - Analista do mercado de ações que fundamenta suas projeções no comportamento gráfico das Bolsas.

Green Shoe Provision - "Provisão de compra de ações permitindo a compra de mais 10% das mesmas. Cláusula do acordo de ""underwriting"" permitindo ao ""underwriter"" adquirir mais 10% das ações ao preço original. Dá cobertura contra posição curta assumida pelo sindicato."

Ground Floor - Menor preço obtido por aqueles que primeiro investiram.

Growth Stock(s) - Ações conhecidas pelas suas possiblidades de valorização mais rápida que a média, geralmente com dividendos baixos mas alta valorização.

Guaranteed Bond - Título garantido por terceiros.

Guaranteed Stock - Ação garantida por outra companhia.

H

I



IBA - Índice Brasileiro de Atuária.

IBOVESPA - Índice da Bolsa de Valores de São Paulo.

IBRASA (Investimentos Brasileiros S/A) - Empresa filiada ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico Social que tem como objetivo participar minoritariamente do capital de risco de empresas nacionais.

IBV - Índice da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.

Immediate Or Cancel Order - Ordem de compra ou venda de ações que deve ser executada imediatamente, em parte ou no todo. A parte não executada é considerada cancelada.

Immediate Order - Ordem cuja execuação deve ser imediata e a um determinado preço.

In Anb Out - Operação caracterizada pelos curtos períodos de tempo entre compra e venda.

Inactive Stock - Ação pouco negociada.

Inadimplente - Pessoa que não cumpre os termos de um contrato.

Income Bond - Título que só renderá juros se a Cia. emitente tiver lucros suficientes.

Incoming, Outgoing Exchanges - Câmara de compensação.

Incorporação - É a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outras, que lhes sucedem em todos os direitos e obrigações.

Independent Broker - "Corretor independente. Executa ordens para outros corretores. Antigamente conhecido como ""two dollar broker"". "

Indicated Interest - Grau de interesse do público por uma nova emissão de ações.

Índice de Bolsa de Valores - Pode ser definido como o índice de lucratividade de uma carteira de ações, carteira hipotética e suposta, como sendo a carteira pertencente ao mercado. Deste modo, a evolução deste índice mostra a evolução dos ganhos do mercado, como um todo, e a sua representação gráfica constitui instrumento utilizado pelos analistas para a avaliação das tendências futuras dos negócios em Bolsa.

Índice de Lucratividade - É definido pela relação entre o capital atual (em qualquer instante considerado) e o capital inicial. Fornece, a cada instante considerado, a quanto monta o investimento em relação ao capital inicialmente empregado.

Índice de Lucratividade Setorial - Mede a lucratividade média do investimento feito nas ações cotadas em Bolsa, de empresas de um mesmo setor da economia. Permite fazer uma comparação entre o desenvolvimento de determinado setor da economia e o da economia como um todo. Vide Índice de Lucratividade.

Índice Preço/Lucro - P/L - Quociente da divisão do preço de uma ação no mercado, em um instante, pelo lucro líquido anual da mesma. Assim, o P/L é o número de anos que se levaria para reaver o capital aplicado na compra de uma ação, através do recebimento do lucro gerado por uma empresa. Para tanto, torna-se necessário que se condicione essa interpretação à hipótese de que o lucro por ação se manterá constante e será distribuído todos os anos.

Inducements - Incentivos.

Inflação - Aumento contínuo no nível geral de preços, ocasionando uma perda do poder aquisitivo da moeda.

Inplit - Termo utilizado para designar o mero agrupamento de ações: o número de papéis em poder do acionista diminui, sem, alterar sua participação no capital da empresa. Em decorrência da adoção do cruzeiro real, as cotações passaram a ser expressas em lotes de mil ações.

Inside Market - Mercado definido pelo mais alto lance e pela mais baixa oferta. São considerados valores reais o que faz este mercado por vezes mais estreito que o cotado por um corretor.

Insider - Assim é chamado o investidor que tem acesso privilegiado a determinadas informações, antes de se tornarem conhecidas do mercado.

Insider - Aquele que tem conhecimento dos acontecimentos em uma indústria, que nunca virão a público ou virão mais tarde.

Insolvência - Estado de uma empresa que não pode pagar suas dívidas.

Installment Bonds - Título cujo principal é pago em prestações.

Installment Purchases - Compras de determinadas ações a intervalos certos mensalmente, trimestralmente, etc.

Institutional Investors - Instituições cujos investimentos representam considerável parte das suas operações, embora tenham outras atividades. Ex: Companhia de seguro, fundos de pensão, etc.

Institutional Pot - Percentagem reservada para ordens volumosas de instituições.

Interim Bond - Títulos temporários.

Intraday High And Low - Cotação máxima e mínima num determinado dia.

Investidor - Indivíduo ou instituição que aplica suas economias com o objetivo de obter ganho a médio e longo prazos.

Investidor Institucional - Instituição que dispõe de vultosos recursos mantidos com certa estabilidade, destinados à reserva de risco ou à renda patrimonial, e que investe estes recursos no mercado de capitais.

Investimento - É o emprego de capital com o objetivo de obter a médio e longo prazos, em oposição a resultados imediatos.

Investment Advisers - Consultores de investimentos.

Investment Club - Clube de investimentos.

Investment Conselor - Consultor de investimento.

Investment Portfolio - Carteira de títulos e ações possuídas por uma pessoa ou instituição.

IPBV - Índice de Preços Bolsa de Valores. Pode-se considerar o IPBV como sendo a média aritmética simples das lucratividades individuais das ações negociadas.

Irish Dividend - Expressão irônica referente ao fato de que o investidor recebeu em vez dos dividendos, o benefício de ficar mais bem informado sobre uma companhia.

Isenção Fiscal - Dispensa legal do pagamento de um tributo devido.

Issue Bid - Lance no lançamento (na 1º oferta).

Issue Price - Preço de emissão.

Issued Capital Stock - Capital social emitido.

J



Joint Stock Company - Sociedade anônima por ações.

Joint Venture - Companhia fundada por 2 outras, já existentes, para um empreendimento, não concretizável por uma só. Finalidade e duração limitadas.

Junior Bonds - Obrigações secundárias (complementando uma emissão).

K

L



Lançador - No mercado de opções, aquele que outorga a opção, assumindo a obrigação de, se o titular a exercer, vender ou comprar a este o lote-padrão a que se refere a opção.

Lançamento de Opção - É a emissão pelo lançador, de uma opção de compra ou de venda.

Lance - Preço oferecido pelos representantes das sociedades corretoras em público pregão, para a compra ou venda de um lote de ações.

Lapping - Apropriação indevida de fundos que deveriam ser creditados a um cliente. Quando um outro cliente efetua um pagamento, os respectivos fundos são desviados para o crédito do primeiro.

Leaders - Ações que lideram o mercado.

Lei 4595 (31.12.64) - Dispõe sobre a política monetária, bancária e creditícia. Cria o Conselho Monetário Nacional e disciplina a atuação das instituições pertencentes ao sistema financeiro nacional.

Lei 4728 (14.07.65) - Disciplina o mercado de capitais e estabelece medidas para o seu desenvolvimento.

Lei 6385 (07.12.76) - Dispõe sobre o mercado de valores mobiliários e cria a Comissão de Valores Mobiliários.

Lei 6404 (15.12.76) - Dispõe sobre as sociedade por ações.

Lei 6422 (08.06.77) - Altera a Lei 6385 (07.12.76), que dispõe sobre o mercado de valores mobiliários e criou a Comissão de Valores Mobiliários.

Lei da Usura - Instrumento legal que impede uma maior remuneração nas operações de crédito, fixando uma taxa de juros máxima de 12% ao ano.

Leilão à Viva Voz - Ocorre quando as quantidades de ações ofertadas são menores que as demandas.

Leilão das Ações de Empresas Incentivadas - Ocorre leilão para troca de certificado de investimento por ações de empresas que tiveram seus projetos aprovados pelos gestores dos Fundos de Incentivos Fiscais - FINOR, FINAM, e FISET.

Leilão de Saldo - Ocorre quando as quantidades ofertadas são maiores que as quantidades demandadas.

Leilão do FINAM - Leilão de ações de empresas que participam da carteira do Fundo de Investimento da Amazônia e que tiveram seus projetos aprovados pela SUDAM.

Leilão do FINOR - Leilão de ações de empresas que participam da carteira do Fundo de Investimentos do Nordeste e que tiveram seus projetos aprovados pela SUDENE.

Leilão do FISET - Leilão de ações de empresas que participam da carteira do Fundo de Investimentos Setoriais e que tiveram seus projetos aprovados pela SUDEPE e EMBRATUR.

Leilão Especial - É a compra ou venda de títulos em pregão, realizada por representante de sociedade corretora, em, dia e hora determinados pela Bolsa de Valores.

Letra de Câmbio - É um título de crédito correspondente a uma ordem de pagamento à vista ou a prazo. Atualmente este título tem sido utilizado quase que totalmente para o financiamento do crédito direto ao consumidor.

Letra Financeira do Tesouro - LFT - Títulos da dívida pública, de pronta liquidez, emitidos pelo Banco Central do Brasil, com o objetivo de regular a liquidez de curtíssimo prazo na economia.

Letra Imobiliária - Título emitido pelo BNH e pelas sociedades de crédito imobiliário, destinado à captação de recursos para financiamento do Plano Nacional de Habitação.

Leverage - Influência exercida por um fator econômico. - Alavancagem. - Relação entre o capital e as dívidas. - Efeito sobre o índice P/E - lucros por ação - quando o volume necessário para juros de obrigações e dividendos é grande, reduzindo assim a soma disponível para as ações ordinárias.

Limit Order - Ordem de compra ou venda a um preço limitado.

Limite de Oscilação Diária - Variação máxima permitida no preço de um contrato em um mesmo dia de operação. Existem limites de alta e de baixa.

Linha de Retorno (em Análise de Investimento) - Denominação da reta paralela à linha de tendência, que dá origem ao canal de tendência em um gráfico de barras.

Linha de Tendência em Alta (em Análise de Investimento) - No movimento de alta, a linha de tendência é a reta que une as duas menores cotações mínimas.

Linha de Tendência em Baixa (em Análise de Investimento) - No movimento de baixa, a linha de tendência é a reta que une as duas maiores cotações máximas.

Liquidação - É o processo final de uma operação de compra e venda de ações realizada no pregão da Bolsa de Valores, quando ocorre a liquidação física (ações) e financeira (dinheiro).

Liquidação Integral - Modalidade de liquidação do mercado a termo, onde a liquidação, a qualquer tempo, é obtida pelo valor final contratado.

Liquidação Por Compensação - Liquidação de contratos em aberto, através do registro de operações inversas.

Liquidação Por Entrega - Consiste na entrega e no recebimento do objeto do contrato negociado, de acordo com as normas específicas determinadas pelo mercado futuro.

Liquidação Pro-Rata - Modalidade de liquidação do mercado a termo, onde a liquidação, a qualquer tempo, é obtida pelo desconto de uma taxa de juros efetiva mensal (30 dias) sobre o valor final do contratado.

Liquidating Market - Mercado de venda, agressivo e a preços baixos.

Liquidation - Conversão de títulos ou outros bens, em dinheiro. - Venda causada pelo pânico, ocasionando queda nos preços das ações. - Dissolução de uma companhia, com dinheiro para distribuição aos acionistas depois de pagos todos os compromissos.

Liquidez - É a maior ou menor facilidade de se negociar um título.

Liquidity - Liquidez. Capacidade do mercado de um certo título para absorver um certo volume de compras e vendas dentro de razoáveis oscilações de preços.

Listed Securities - Ações de companhias incluidas na lista de ações negociáveis numa Bolsa.

Listed Stock - Ações registradas (negociáveis) numa Bolsa.

Listing Requirements - Exigências para registro no lista de uma Bolsa.

Livro Auxiliar da Bolsa - Livro onde são registradas todas as operações realizadas após o período de negociação.

Livro de Registro de Ações Endossáveis - É um livro mantido pelas sociedades anônimas para a identificação do proprietário das ações. Para a empresa emissora, é reconhecido o acionista que estiver registrado no livro, não valendo o endosso no que se refere à responsabilidade e direitos dos proprietários.

Livro de Registro de Ações Nominativas - É um livro mantido pelas sociedades anônimas para a identificação do proprietário de ações nominativas, bem como a averbação das transferências de propriedade e os direitos sobre elas constituídos.

Load Charge - Comissão cobrada do comprador de ações de fundos mútuos de investimento, para cobrir despesas de venda, promoção e distribuição.

Load Up (Gíria) - Comprar ações até o limite permitido pela situação financeira do investidor.

Loan On Debentures - Empréstimo obtido pela emissão de debêntures.

Loan On Stock - Empréstimo garantido por ações.

Loan Stock - Empréstimo especificamente obtido para compra de ações.

Loan-To-Value Ratio - Relação existente entre o valor de um empréstimo hipotecário e o valor estimado dos títulos, calculado como percentagem deste último.

Lock - Transação entre o comprador e o vendedor (sem interferência do corretor), porque concordam quanto ao preço e não desejam atribuir comissão ao corretor.

Locked In - Situação em que um investidor poderia realizar lucro com títulos que possui, mas não pode vender porque seria alvo de imposto sobre ganhos de capital.

Locked Market - Mercado em que o operador está disposto a comprar e vender ao mesmo preço.

Long - Posição longa - Posição de alguém que comprou ações na expectativa de uma alta. Oposta à posição curta de alguém que negociou títulos sem os possuir. Também indica simplesmente a posse de títulos.

Long Account - Conjunto de ações mantidas pelo investidor na expectativa de uma alta.

Long Pull - Ações compradas para valorização.

Long Side - Parcela do mercado que acredita numa alta.

Long Stock - Ações compradas na expectativa de uma alta.

Lote - Quantidade de títulos de idênticas características.

Lote de Fração - É um lote contendo um número de unidades inferior ao lote padrão.

Lote Fracionário - Qualquer lote que não contenha um número de unidades igual ao múltiplo inteiro do lote padrão.

Lote Padrão - É um lote constituído de unidades predeterminadas.

Lote Redondo - É um lote totalizando um número inteiro de lotes padrão.

Lucratividade - Lucratividade de um título é a medida do ganho proporcionado por este, em relação ao capital gasto na sua aquisição.

Lucratividade Média - É a média das diversas lucratividades obtidas por um título em diversos períodos.

Lucro Líquido Por Ação - Representa o ganho por ação obtido durante um determinado período de tempo. É obtido através da divisão do lucro líquido da empresa pelo número de ações.

M



Major Trend - Tendência básica dos preços de ações por um determinado período de tempo, apesar de oscilações temporárias.

Majority Stockholders - Acionistas majoritários.

Making A Line - "Preço estável (pouca variação)

Making A Market - Criar um mercado. Criar interesse por um título, através de publicidade. Quando um corretor anuncia os preços a que se dispõe a comprar e vender, está criando um mercado. - Também fazer um mercado.

Maloney Act Of 1938 - Lei permitindo a regulamentação do Over-The-Counter-Market. (Mercado de Balcão).

Manipulation - Operação ilegal. Compra ou venda de títulos para criar situação falsa no mercado.

Mapa de Controle do Movimento de Ações - Proporciona ao investidor o controle do movimento de ações de empresas que integram sua carteira. Deverão ser utilizados tantos mapas quantas forem as empresas componentes da carteira.

Mapa de Levantamento de Posição da Carteira de Ações - Tem a finalidade de apurar, em dado momento, o valor da carteira de ações do investidor, assim como o resultado que ele está tendo no conjunto de suas ações.

Margem - É o montante, em dinheiro e em títulos, que um cliente precisa depositar na sociedade corretora para efetuar uma compra ou uma venda a termo ou a futuro.

Margem Adicional - Reforço de garantia, exigível quando as condições de mercado o recomendarem.

Margem de Posição a Futuro - Depósito mantido pelo cliente perante a sociedade corretora e por esta perante a Bolsa de Valores, para garantir o cumprimento de suas obrigações a futuro.

Margin Call - Pedido do corretor para que o cliente dê cobertura, seja em dinheiro ou títulos, para as operações com margem.

Margin, Account - Conta-margem. Conta mantida com margem.

Market Leaders - Líderes do mercado (ações que lideram o mercado).

Market Letter - Publicações distribuidas pelas firmas corretoras dando suas opiniões com relação o mercado e aconselhando a compra ou venda de ações de determinadas companhias.

Market Order - Ordem de compra ou venda de ações ou melhor preço do mercado.

Market Quotation - Cotação de mercado.

Market Report - Relatório emitido pelo operador da Bolsa informando a execução de uma ordem.

Market Value - Valor de mercado.

Market, Buyer's - Mercado de comprador.

Market, Future Delivery - Mercado de entrega futura, a termo.

Market, Seller's - Mercado vendedor (bom para a venda).

Maturity Date - Data de vencimento.

Média Preço/Lucro de uma Carteira de Ações - O cálculo do P/L médio de uma carteira de ações segue a mesma metodologia de cálculo para o P/L de uma ação. Deste modo, o P/L de uma carteira de ações é o número de anos necessários a se reaver o capital cujas ações integram a mesma. Para isto, fazem-se as suposições de que estes lucros permanecerão constantes e serão totalmente distribuídos a cada exercício.

Meeting Of Stockholders (Regular, Special) - "Assembléia de acionistas: geral ordinária

Member Corporation - Cia. de corretagem com, pelo menos, um sócio pertencente à Bolsa de N.Y.

Member Firm - Veja Member Corporation.

Member Of Stock Exchange - Pessoa física ou jurídica aceita como membro de uma Bolsa de Valores.

Mercado A Termo - É o mercado onde as liquidações com ações se processam a prazos determinados, conforme o termo do contrato (30, 60, 90, 120 e 180 dias de prazo). Vide operações a termo.

Mercado À Vista - É o mercado onde as liquidações com ações se processam até cinco dias úteis após a data de realização de uma operação com ações.

Mercado Aberto - "Mercado de compra e venda de títulos públicos e privados sob a orientação do Banco Central; atuam no mercado aberto as instituições financeiras que negociam entre si sempre por telefone, sem necessidade de estarem presentes no mesmo local (como as Bolsas de Valores), para realizarem seus negócios."

Mercado Acionário - É um subsistema do mercado de capitais, onde se realizam as operações de compra e venda de ações. Suas funções principais são: a avaliação dos valores transacionados, liquidez e capitalização das empresas.

Mercado de Balcão - Mercado de títulos sem lugar fixo para o desenrolar das negociações. Os negócios são fechados via telefone, entre instituições financeiras. São negociadas ações de empresas não registradas em Bolsa de Valores e outras espécies de títulos.

Mercado de Câmbio - Realiza operações que envolvem a necessidade de conversão de moedas estrangeiras em moeda nacional e vice-versa. Basicamente, são operações de curto prazo e as instituições que nele atuam são os bancos comerciais e as firmas autorizadas pelo governo, com a intermediação das sociedades corretoras.

Mercado de Capitais - É o conjunto das operações financeiras de médio, longo e prazo indefinido, normalmente efetuadas diretamente entre poupadores e empresas, ou através de intermediários financeiros não bancários, geralmente destinadas ao financiamento de investimentos fixos.

Mercado de Opções - Instrumento de investimento no mercado de capitais. A opção de compra de ações é um contrato que confere ao comprador o direito de adquirir, durante a sua vigência, um lote de ações de determinada empresa a um preço prefixado. Isto significa, por exemplo, que alguém paga uma determinada quantia ao proprietário de um lote de ações para que ele garanta um preço de venda determinado (fixo) durante algum tempo. Durante a vigência deste contrato, o comprador poderá, a qualquer tempo, concretizar o negócio, pagando o preço combinado, ainda que as ações estejam sendo negociadas a preço superior. Deste modo, a diferença entre o preço combinado e o preço de mercado das ações é que vai representar o lucro do comprador.

Mercado Financeiro - É o conjunto de mecanismos voltados para a transferência de recursos entre os agentes econômicos. No mercado financeiro são efetuadas transações com títulos de prazos médio longo e indeterminado, geralmente voltados para o financiamento de capital de giro permanente e de capital fixo.

Mercado Firme - Fase do mercado de capitais em que as cotações dos títulos negociados apresentam oscilações mínimas.

Mercado Futuro de Ações - É o mercado onde as liquidações em ações se processam a prazos predeterminados e com datas de vencimento prefixadas. Vide operações a futuro.

Mercado Paralelo - Movimentação ilegal de numerário destinado a atender a quem não quer ou não pode utilizar-se do mercado financeiro para obter crédito.

Mercado Primário - Tem como função a colocação de ações (ou outros títulos) provenientes de novas emissões. É ao mercado primário que as empresas recorrem para complementar os recursos de que necessitam, seja para financiamento de seus projetos de expansão, seja para empregá-los de outras formas produtivas.

Mercado Principal - Abrange operações normais, com lotes múltiplos de 1000 ações. É constituído pelas ações de maior negociabilidade nas Bolsas de Valores.

Mercado Secundário - "As operações do mercado secundário representam transferências de recursos e títulos entre investidores e/ou instituições. O mercado secundário proporciona liquidez aos títulos; permite que os investidores revertam suas decisões de compra e venda, transferindo, entre si, os títulos anteriormente adquiridos no mercado primário."

Mês de Vencimento - Mês durante o qual pode ser efetuada a entrega física do objeto do contrato negociado no mercado futuro.

Micar (ficar com o mico) - "Diz-se que uma ação ""micou"" ou o investidor ""ficou com o mico"", quando não conseguiu vender o papel por falta de liquidez, ou interesse de outros aplicadores."

Mico - Ação que em determinado período perde a liquidez no mercado.

Midle Of The Road Policy - Atitude racional em relação ao mercado. Atitude moderada.

Minor Trend - Flutuações de curto prazo dos preços de ações.

Minority Interest - Participação minoritária.

Minority Stockholders - Acionistas minoritários.

Miscellaneous Stocks - Ações diversificadas (diferentes ramos de negócios).

Miss The Market - Deixar de aproveitar uma boa oportunidade.

Mixed Capital Company - Companhia de capital misto.

Montar Diferenciais - Comprar e vender simultaneamente contratos futuros de uma mesma mercadoria ou ativo financeiro, com vencimento diferentes, na expectativa de uma mudança na relação de preços dos contratos.

Mutual Investment Funds - Fundos Mútuos de Investimento.

N



Narrow Market - Mercado fraco. Variações insignificantes de preços e volume fraco de operações.

NASD (National Association of Securities Dealers) - Associação Nacional de Negociantes de Títulos. Fundada em 1939 (Maloney Act). Instituição auto-reguladora da indústria de títulos.

NASDAQ (National Association of Securities Dealers Automated Quotations) - Organização que, utilizando computadores, fornece cotações de títulos negociados no Mercado de Balcão.

Negative Carry - Carregar negativamente uma posição (juros do seu financiamento mais altos que o seu rendimento).

Negociação Comum - Entende-se por negociação comum a realização entre dois representantes de sociedade corretora em público pregão. A negociação comum far-se-á a um preço ajustado entre o operador vendedor e operador comprador.

Negociação Direta - É a realização sob normas especiais por um mesmo representante de sociedade corretora para comitentes diversos. O operador interessado em realizar uma operação direta deverá preencher a boleta como comprador vendedor, ao mesmo tempo.

Negociação Por Oferta - Procedimento operacional em que o operador registra uma proposta firme (compra ou venda) de um determinado lote de ações.

Net Change - Variação entre o preço de fechamento de um dia e do dia imediatamente seguinte.

New High - Maio preço já alcançado por uma ação.

New Issue - Nova emissão.

New Issue Market - Mercado para nova emissão.

New Money Preferred - Ações preferidas, de empresas públicas, emitidas em ou depois de 01.09.42, e que não refinanciaram títulos antecipados a essa data. Segundo a lei, no respeitante a investimentos de uma empresa em outra empresa, a companhia adquirente tem direito à dedução fiscal de 85% sobre os dividendos destas ações.

New York Stock Exchange (NYSE) - A maior Bolsa de Valores de Nova Iorque. A outra é a AMEX (American Stock Exchange).

Nine Bond Rule - Regra dos nove títulos. As ordens de compra de nove ou menos ações devem ser executadas no pregão a não ser que o cliente dê instruções para o corretor procurar o OTC (Over-The-Counter - Mercado de Balcão).

Nível de Resistência (em Análise de Investimento) - Cotação máxima provável de uma ação numa data. Este nível é estabelecido com base na extrapolação de máximas de um período anterior, traçada sobre um gráfico, e só é avaliado para curto e médio prazos.

Nível de Suporte (em Análise de Investimento) - Cotação mínima provável de uma ação numa data. Este nível é estabelecido com base na extrapolação de mínimas de um período anterior, traçada sobre um gráfico, e só é avaliado para curto e médio prazos.

No Limit Order - Ordem de compra ou venda sem limite de preço.

No Load Fund - Fundo mútuo de investimentos que não cobra comissão dos investidores.

No Near Bid - Termo que indica que o maior preço de procura está muito abaixo do menor preço de oferta.

No Near Offer - Termo que indica que o maior preço de oferta está muito acima do maior preço de procura.

No Par Share - Ação cotada acima ou abaixo do seu valor nominal.

Non-Callable Securities - Títulos que não podem ser pagos antes do vencimento.

Non-Cumulative Preferred Stock - Ações preferenciais não cumulativas. Só tem direito a dividendos se houver lucro. Se não houver lucro, os dividendos estão definitivamente perdidos, não acumulando para períodos futuros.

None Offered - Expressão referente a uma ação que não está sendo oferecida.

Non-Par Value Stock - Ação sem valor par determinado.

Non-Voting Stock - Ação sem direito a voto.

No-Par Stock - Ação sem valor nominal.

Nota de Corretagem - Documento que a sociedade corretora apresenta ao seu cliente, registrando a operação realizada, com indicação da espécie, quantidade de títulos, preço, data do pregão, valor da negociação e da corretagem cobrada.

Nyse Common Stock Index - Índice Comum de Ações NYSE (tabela de preços de ações-cotação).

O



ON - Ordinárias Nominativas

O.T.C. (Over-The-Counter Market) - Mercado de balcão. Principal mercado para títulos municipais e do Governo.

Obsolete Securities - Títulos, ações de uma companhia que saiu do mercado. - Títulos retirados do mercado ou já resgatados.

Odd-Lot Broker - Corretor especializado em lidar com número fracionário de ações (fração da quantidade mínima normal).

Odd-Lot Dealer(s) - """Dealer"" especializado em lidar com grupos de ações fracionários, ou seja, inferior ao número mínimo normal."

Odd-Lot Differential - Remuneração recebida pelo corretor por um lote fracionário (inferior ao mínimo normal).

Odd-Lot House - Firma de corretagem que se especializa em operar com número fracionário de ações.

Odd-Lot Index - Índice calculado com base no mercado de lotes fracionários.

Odd-Lot Market - Mercado de lotes fracionários.

Odd-Lot Order(s) - Ordem de compra ou venda de um número fracionário de ações (normalmente menos de 100).

Odd-Lot(s) - Lote fracionário - quantidade de ações inferior ao mínimo negociável em bolsas de valores como lote individual - normalmente 100 ações.

Oferta da Pedra - Ordem de compra ou venda registrada no quadro de ofertas do pregão, mediante especificação de quantidade e preço. Em condições iguais ou mais favoráveis ao ofertante, tem prioridade de fechamento sobre as demais operações.

Oferta de Direitos - Oferta feita por uma empresa a seus acionistas, dando-lhes a oportunidade de comprar novas ações por um preço determinado, em geral abaixo do preço corrente no mercado e dentro de um prazo relativamente curto.

Oferta Pública - Colocação junto ao público de um determinado número de ações de uma empresa. É uma das maneiras pela qual as poupanças do setor privado são canalizadas para o financiamento da formação de capital.

Oferta Pública de Compra - Proposta de aquisição, por um determinado preço, de um lote específico de ações, em operação sujeita a interferência.

Oferta Pública de Venda - Proposta de colocação, junto ao público, de um determinado número de ações de uma empresa.

Off-Board - Negociação com ações não listadas no Mercado de Balcão. - Transação com títulos registrados não realizada numa Bolsa Nacional.

Offer Wanted (O.W.) - Situação em que um comprador procura, afincadamente, um vendedor.

Offered Ahead - Condição existente quando o vendedor descobre que há outras ofertas a preços menores que a sua e que tem preferência.

Offered Down - Ofertas a preços continuamente decrescentes.

Offering Price - Preço de oferta.

Ombro ( em Análise de Investimento) - Formação que surge, após um movimento de alta, no estudo de comportamento de uma ação feito pelo gráfico de barras.

On Balance - Excesso sobre compras ou vendas anteriores. Se um investidor tiver vendido 2.000 ações de uma empresa e, logo a seguir, comprar 3.000 ações da mesma empresa, o excesso será de 1.000 ações.

Opção - Possibilidade de comprar ou vender ações por preço determinado, em quantidades determinadas e durante determinado período.

Opção Coberta - Quando há o depósito, junto a uma Bolsa de Valores, das ações-objeto de uma opção.

Opção de Compra ou de venda de ações - É o direito outorgado ao titular da opção de, se desejar, comprar ou vender ao lançador, um lote padrão de determinada ação, a um preço por ação previamente estipulado e até uma data prefixada.

Opção de Compra Sobre Disponível - Direito de comprar uma mercadoria, por um preço prefixado, até uma determinada data de vencimento. Para adquirir esse direito, o titular (aquele que compra a opção) deve desembolsar um valor, negociado em mercado, denominado prêmio. O lançador (aquele que vende a opção) obriga-se a entregar a mercadoria pelo preço prefixado, se for exercido pelo titular, recebendo o valor do prêmio.

Opção de Compra Sobre Futuro - Direito de comprar um contrato futuro de uma determinada mercadoria por um preço prefixado, denominado preço de exercício, até uma determinada data de vencimento. Para adquirir esse direito, o titular deve desembolsar um valor, negociado em mercado, denominado prêmio. O lançador obriga-se a assumir uma posição vendedora no mercado futuro, pelo preço de exercício, até o vencimento, recebendo o valor do prêmio.

Opção do Vendedor - Venda de títulos na qual a data da entrega fica a critério do vendedor, dentro de certo limite de tempo.

Open Corporation - Sociedade anônima de capital aberto.

Open End - Liquidar parte ou totalidade de uma carteira, conservando apenas dinheiro à vista ou equivalente.

Open End Fund (Mutual Fund) - Fundo aberto (sinônimo de Fundo Mútuo de Investimento). O número de ações é ilimitado. As ações representam parte da carteira do fundo. São oferecidas novas ações do público e qualquer investidor pode vendê-las de volta ao fundo, a preço de mercado. O preço é fixado pelo valor líquido da carteira dividido pelo número de ações.

Open Market - "Designação genérica de qualquer mercado de livre acesso. No Brasil este termo é utilizado, restritamente para o conjunto de operações realizadas com títulos de emissão do governo, normalmente de curto prazo e utilizado como instrumento de política monetária. Através das operações de ""open market"" as autoridades monetárias procuram manter o controle dos meios de pagamento do sistema econômico. No caso brasileiro, estas operações serão realizadas por intermédio das Letras do Tesouro Nacional (LTN), extintas."

Open Trade - Transação ainda não concluida.

Open-End Investment Company - Veja Investment Comapany. - Companhia de Fundo Mútuo de Investimento.

Opening Price - Preço de abertura.

Open-Order - """Ordem Aberta"". Ordem de compra ou venda a um preço determinado que vigora até ser executada, cancelada ou modificada."

Open-Side Market - Mercado constituido por apenas uma oferta - de compra ou venda - firme.

Operação A Futuro - Compromissos assumidos em lotes padronizados para liquidação em vencimento predeterminado principalmente como substitutos temporários de operações de compra e venda efetivas a serem realizadas posteriormente. Embora exista a possibilidade de liquidação por vencimento mediante entrega dos valores respectivos, destinam-se, principalmente, a serem compensadas antes do vencimento, mediante operações iguais e de natureza inversa (compra e venda). O objetivo é reduzir com estas transações, resultados negativos eventualmente incorridos nos negócios finais. Podem, entretanto, ser usadas com objetivos de obter ganhos com as diferenças entre os preços de compra e venda a futuro.

Operação A Termo - Resulta de um contrato de compra e venda futura de ações que estabelece a obrigação, por parte do comprador e vendedor, de liquidarem a operação em determinado prazo de vencimento, compreendido entre 5 e 180 dias. Os prazos mais comuns são 30, 60, 90, 120, 150 e 180 dias.

Operação Caixa - Operação em que o investidor vende seus títulos à vista e os recompra a termo ou a futuro, com o objetivo único de obter e movimentar livremente o capital liberado. Vide Deporte.

Operação Com Opções de Compra - É o direito outorgado ao titular (comprador) da opção de compra de, se desejar, comprar do lançador (vendedor), exigindo que este lhe venda um lote padrão de determinada ação, a um preço por ação previamente estipulado e até uma data prefixada.

Operação Com Opções de Venda - É o direito outorgado ao titular (vendedor) da opção de venda de, se desejar, vender ao lançador (comprador), exigindo que este lhe compre um lote padrão de determinada ação, a um preço por ação previamente estipulado e até uma data prefixada.

Operação de Financiamento - "Consiste na compra à vista de um lote de ações e sua venda imediata em um dos mercados a prazo; a diferença entre os dois preços é a remuneração da aplicação pelo prazo do financiamento. "

Operador de Pregão - Representante de uma sociedade corretora que executa ordens de compra e venda de ações no Recinto de Negociações de uma Bolsa de Valores.

Operador Júnior - "Operador de uma sociedade corretora autorizado pela Bolsa de Valores a negociar no mercado à vista; utiliza-se de um jaleco azul, para distingui-lo no Recinto de Negociações (pregão)."

Operador Senior - Operador de uma sociedade corretora autorizado pela Bolsa de Valores a negociar em todos os mercados.

Option - "Direito de comprar (""call"") ou vender (""put"") um número específico de uma certa ação a preço combinado e em prazo determinado. O comprador espera que o preço da ação suba (se comprou um ""call"") ou caia (se comprou um ""put"") suficientemente de maneira a proporcionar o lucro superior ao custo do contrato e da respectiva comissão. Se o preço se mantém ou se movimenta na direção oposta, o custo da opção será inteiramente perdido."

Optional Bond - Título que pode ser resgatado antes da data do vencimento por opção da Cia. emitente.

Options, Stock - Opção para compra de ações.

Ordem - Instrução dada por um cliente à sociedade corretora para a execução de uma compra ou uma venda de ações.

Ordem A Mercado - É aquela que deve ser executada ao preço médio do mercado, no momento em que for recebida no Recinto de Negociações.

Ordem Casada - É aquela composta por uma ordem de venda de determinado valor mobiliário e de compra de outro, que pode ser efetivada a medida que ambas as transações puderem ser executadas, podendo o comitente especificar qual das operações deseja que seja executada em primeiro lugar.

Ordem de Financiamento - Constituída por uma ordem de compra (ou venda) de um valor mobiliário em um tipo de mercado e uma outra concomitante de venda (ou compra) de igual valor mobiliário no mesmo ou em outro mercado, com prazos de vencimento distintos.

Ordem em Aberto - É a ordem que permanece válida até ser executada ou cancelada.

Ordem Imediata - É aquela que deve ser executada o mais rapidamente possível, a partir do instante em que for recebida no Recinto de Negociações, ao melhor preço que for possível obter no momento de sua execução.

Ordem Limitada - "É realizada quando o investidor especifica um preço máximo para a compra de ações ou um preço mínimo para a venda; assim, o operador da sociedade corretora deverá executar a ordem dentro do limite dado pelo cliente."

Ordem Livre - É aquela que especifica somente a quantidade e as características dos valores mobiliários a serem comprados ou vendidos, conferindo ao executante, a faculdade de efetivá-la, dentro de seu prazo de validade, no momento e ao preço que lhe parecerem os mais convenientes.

Ordem Para o Dia - É a ordem que, se não executada no dia para o qual é emitida, fica automaticamente cancelada.

Ordem Stop - É uma ordem de mercado em que o preço stop é atingido.

Ordem Válida Até o Cancelamento - Ordem específica que permanece válida até que o cliente a cancele.

Ordem Válida Por Prazo Determinado - É a ordem que deverá ser executada dentro do período especificado pelo comitente, findo o qual fica automaticamente cancelada.

Ordem Válida Por Prazo Indeterminado - Ordem válida até sua execução ou cancelamento.

Ordens Especiais - São as ordens com características diferentes das especificadas acima, cuja definição e operacionalização poderá ser regulamentada pelas Bolsas de Valores mediante prévia aprovação da CVM.

Order G.T.C. (good 'till canceled) - Pedido de compra ou venda que vigora até ser cancelado, mudado ou executado.

Order Stop, Limit - Pedido de compra ou venda que especifica um limite no preço que o vendedor está disposto a aceitar.

Order Stop, Loss - Pedidos de venda que o corretor deve executar caso o preço de uma ação caia abaixo de um determinado nível.

Order, Contingent - Pedido de compra ou venda de uma ação por um certo preço, desde que outra operação seja realizada.

Order, Day - Ordem de compra ou venda de uma ação a um preço determinado, válida apenas até o fechamento do dia em que foi expedida.

Order, Immediate - Pedido de execução imediata.

Order, Limit - Pedido de compra ou venda a preço específico.

Order, Market - "Pedido de compra ou venda sem preço específico

Order, Matched - Pedidos de compra ou venda reunidos pelo corretor de forma a que o preço de abertura seja igual, ou quase, ao preço do fechamento imediatamente anterior.

Order, Odd-Lot - Pedido de compra ou venda de um número fracionário de ações.

Order, Open - Pedido de compra ou venda a um preço determinado que vigora até ser executado, cancelado ou modificado.

Order, Round Lot - Pedido de compra ou venda de ações: 100 ou múltiplos de 100.

Order, Scale - Fórmula pela qual se realizam compras ou vendas adicionais na mesma ação a intervalos fixos, obtendo o custo médio do investimento.

Order, Split - Pedido de compra ou venda que é dividido em várias partes e executado em períodos diferentes.

Order, Stop - Pedido de compra ou venda que se torna automaticamente efetivo quando o mercado atingir o preço estabelecido.

Ordinary Shares - Ações ordinárias.

Oscilação - Sequência de preços máximos e mínimos atingidos por uma determinada ação, em um período de tempo estudado.

Out Of Line - Fora de cotação (preços muito altos ou muito baixos).

Out Of The Window (Gíria) - Nova emissão de ações ou títulos rapidamente absorvida pelo mercado.

Outsider - "Denominação dada àquele que não tem acesso às informações privilegiadas, em oposição ao ""insider""."

Outsider - "Investidor ""por fora"" das informações da empresa, que não tem acesso às informações ao alcance dos ""insiders""."

Outstanding Securities - Ações emitidas e em mãos do público.

Outstanding Shares - Ações emitidas, em mãos do público.

Overbought - Condição do mercado depois de compras agressivas por especuladores e que elevaram os preços das ações a níveis exagerados.

Overnight - "Aplicações realizadas no ""open market"" por prazo mínimo de um dia."

Oversold - Vendas excessivas que provocam quedas de preços abaixo dos níveis justificáveis.

Overtrading - Pagar um título sensivelmente acima do valor do mercado para afetar o nível de preços de uma outra.

P



P/L - Índice Preço/Lucro - É o quociente da divisão do preço da ação no mercado, em um instante, pelo lucro líquido da ação. Assim, o P/L é o número de anos que se levaria para reaver o capital aplicado na compra de uma ação, através do recebimento do lucro gerado pela empresa. Para tanto, torna-se necessário que se condicione esta interpretação às hipóteses de que o lucro por ação se manterá constante e que o mesmo será totalmente distribuído todo ano.

Paid In Capital (Paid Up Capital) Capital integralizado.

Paid In Surplus - Ágio na venda de ações. Quando a companhia recebe do acionista mais do que o valor nominal das ações vendidas.

Pait (Dec.-Lei 2292/21.11.86) - Plano de poupança e investimento a longo prazo.

Par - "Par

Par Value - Valor par. - Valor nominal.

Par Value, No Stock - Ação emitida sem valor nominal.

Par Value, Stock - Ação com valor ao par.

Paridade - Existe quando dois valores estão cotados ao mesmo preço.

Parity - Paridade.

Parity Price - Preço paritário.

Partes Beneficiárias - Títulos negociáveis, não integrantes do capital, sem valor nominal, emitidos, a qualquer tempo, pelas sociedades anônimas.

Participating Capital Stock - Ações preferenciais. - Além de uma taxa fixa de dividendos, participam de diversas formas na distribuição de lucros, em princípio só atribuidos a ações ordinárias.

PASEP (Patrimônio do Servidor Público) - É formado por um conjunto de depósitos efetuados pelas empresas públicas correspondendo a 0,8% de suas respectivas dotações orçamentárias. Esses depósitos formam uma caixa única que é rateada entre os beneficiários do fundo, o servidor público, segundo normas estabelecidas pela legislação.

Passivo - Corresponde, exatamente, em valores e importância, às contas de compensação do ativo, apenas com denominações modificadas nos balancetes e balanços. É parte do balanço que detalha a origem ou fonte de recursos de que dispõe a empresa.

Pat And Call Broker - Corretor de contratos opcionais.

Patrimônio Líquido - É o valor líquido do total de bens de uma pessoa ou de uma empresa. Comumente, designa somente o conjunto dos bens avaliáveis em dinheiro.

Patrimônio Líquido de Um Fundo Mútuo de Investimento - É a relação: Valor da carteira do fundo + disponibilidade do fundo + Valores a receber - Exigibilidades.

Pay Able To Bearer - Pagável ao portador.

Pay Back Period - Período de retorno do investimento.

Pay Off Period - Período de retorno.

PE - Preferenciais Endossáveis

Pegging - Tentativa de manutenção do mercado dentro de uma faixa estreita de variação de preços.

Performance Fund - Fundo de investimento que objetiva realizar ganhos superiores à média.

Permissionária Especialista - Corretora de valores ou distribuidora de títulos que tem acesso direto ao pregão, para negociar deteminada mercadoria ou ativo financeiro.

Pesion Fund - Fundo de aposentadoria.

Peso - No cálculo do índice de Bolsas de Valores, significa qual a quantidade de ações que cada empresa possui na carteira hipotética. É calculado em função da maior ou menor negociabilidade de uma ação em determinado período de tempo.

PIS (Programa de Integração Social) - É formado pelo conjunto dos depósitos efetuados pelas empresas, correspondente a 0,5% do seu faturamento. Esses depósitos formam uma caixa única que é rateada entre os beneficiários do fundo, os trabalhadores, segundo normas estabelecidas pela legislação.

Pivotal Stock - Ações líderes - seu desempenho influencia as demais.

Place An Order - "Achar mercado para uma ação

Plano de Investimento - Fase do processo que tem como objetivo traçar uma política de investimento a ser considerada durante a administração de uma carteira de títulos.

Plano de Investimento (em Fundos Mútuos de Investimento) - Modalidade através da qual o investidor se dispõe a aplicar suas poupanças, periodicamente, em Fundo Mútuo de Investimento, durante um prazo determinado.

Pledged Shares - Ações caucionadas, entregues em garantia.

PN - Preferenciais Nominativas

POC (Programa de Operações Conjuntas) - Linha de crédito oferecida pelos agentes financeiros do BNDES a acionistas de empresas de pequeno e médio porte, para compra de ações em aumento de capital.

Point - "No caso de ações de capital um ponto significa 1 dólar

Portfolio - Carteira de títulos.

Posição - Saldo, numa determinada data, resultante dos negócios efetuados por um mesmo cliente, com o mesmo contrato, intermediados pela mesma corretora de mercadorias e registrados pelo mesmo agente de compensação.

Posição a Futuro - Saldo das quantidades entre compras e vendas a futuro referentes a um mesmo título para vencimento igual, registradas por um sociedade corretora junto à Caixa de Registro e Liquidação, em nome de um mesmo cliente.

Posição Em Aberto - Número de opções ou de contratos a futuro em aberto.

Position - Posição: composição de uma carteira de títulos.

Posto de Negociação - Local do pregão onde são efetuadas e registradas as operações com determinada mercadoria ou ativo financeiro.

Poupança - É a parcela de renda economizada, depois de deduzidas todas as despesas com consumo.

Poupança Pecúlio - Emitida nominativamente por instituições financeiras integrantes do sistema financeiro de habitação, com o objetivo de formação voluntária de poupança para desfrute durante a aposentadoria do poupador.

PR - Preferenciais

Prazo de Carência - Prazo estipulado por uma instituição financeira, durante o qual o investidor não poderá retirar os benefícios auferidos.

Prazo de Subscrição - Prazo estipulado por uma sociedade anônima para o exercício do direito de preferência à subscrição pelo acionista.

Precedence Of Orders - Precedência de ordens.

Preço de Chamada dos Bônus - Montante em dinheiro que um emitente de bônus concorda em pagar aos portadores dos mesmos, no caso em que estes sejam saldados ou resgatados antes do prazo de vencimento.

Preço de Exercício da Opção - É o preço por ação, pelo qual o titular terá direito de comprar ou vender a totalidade das ações objeto da opção. O preço do exercício bem como o vencimento da opção serão prefixados pela Bolsa de Valores que opera com opções.

Preço Unitário - Proposta de preço feita por um operador de pregão para a negociação de uma ação.

Preferred Stock (Shares) - Ações preferenciais.

Preferred Stock Convertible - Ações preferenciais conversíveis.

Preferred Stock Cumulative - Ações preferenciais cumulativas.

Preferred Stock Non Cumulative - Ações preferenciais não cumulativas.

Preferred Stock Non Participating - Ações preferenciais sem participação.

Preferred Stock Participating - Ações preferenciais de participação.

Preferred Stock Redeemable - Ações preferenciais resgatáveis.

Pregão - Recinto de Negociações das Bolsas de Valores. Local mantido pelas Bolsas, adequado ao encontro de seus membros e à realização, entre eles, de negociação de compra e venda de títulos e valores, em mercado livre e aberto.

Pregão A Domicílio - Sistema de informações teleprocessadas por terminais de vídeo, ligados diretamente à Bolsa de Valores.

Prêmio - É o preço de negociação, em pregão de Bolsa de Valores, de uma opção de compra ou de venda de ações.

Premium, At A - "Com ágio. Aumento de preço de uma ação preferencial, obrigação ou opção em relação ao seu valor par. No caso de emissão nova, o ágio é o aumento no preço de mercado, para além do preço original. Pode referir-se também a: 1)- prêmio por empréstimo para cobrir uma venda certa

Price Earnings Ratio (P/E) - Preço de mercado dividido pelo lucro por ação. Empiricamente estabelecido entre 10 e 15. Este índice é muitas vezes mencionado na imprensa e é utilizado no Dow-Jones.

Primary Distribution (Offering) - A primeira venda de uma emissão de ações.

Prime Investment - Investimento de primeira classe.

Prime Rate - Taxa básica. Média das taxas de instituições de peso no mercado.

Primeira Bateria - Primeira etapa de um leilão de ações de empresas incentivadas, sendo considerado fechado quando as quantidades de ações ofertadas de uma empresa é igual às quantidades de ações demandadas.

Principal - O principal investidor (investidor importante). - Parte básica de um empréstimo ou investimento.

Prior Preferred Stock - Ação que tem prioridade sobre as demais ações.

Private Company - S/A de capital fechado.

Private Limited Company - Companhia com número limitado de associados.

Pro Rata - Proporcionalmente, rateado.

PROCAP (Programa Especial de Apoio à Capitalização da Empresa Privada Nacional) - Incentiva o aumento de capital das empresas pelo financiamento de compra de ações, diretamente, pelos agentes financeiros do BNDES.

Proceeds - Lucros. Resultado de uma operação.

Profit - Lucro.

Profit Sharing - Participação em lucros.

Profits & Dividends - Lucros e dividendos.

Property Dividens - Dividendos pagos com ações de uma companhia subsidiária ou com ativos próprios.

Prospectus - Demostração detalhada feita por uma companhia antes de uma nova ou adicional emissão de ações, normalmente em forma de prospecto.

Proventos - Veja Benefícios.

Proxy - "Procuração dada por um acionista a uma pessoa ou pessoas para o direito de voto em assembléia. Uma ""proxy fight"" é um choque de política em que ambas as partes tentam obter procuração do maior número posível de acionistas."

Proxy, (By) - Por procuração.

PRT. - Ações com direito a receber dividendos pro-rata.

Prudent Man Rule - "Expressão relativa à atitude que um administrador de bens de terceiros deve ter para com investimentos que proporcionem a conservação do capital e um retorno razoável. Em certos estados só podem investir segundo uma ""lista legal"" aprovada pelas autoriadades estatais."

PS - Preferenciais Escriturais

Public Limited Company - Equivale à S/A brasileira.

Public Owned Corporation - S/A Sociedade de capital aberto.

Purchase Orders - Ordens de compra.

Put - Veja Opção de Venda de Ações.

Put - "(Vide ""Call"") - contrato opcional que obriga o vendedor a entregar determinada ação a um preço fixo e num determinado período estabelecido."

Puts And Calls - Contrato que oferece dupla opção.

Pyramiding - Piramidar: compra adicional de ações na expectativa de uma alta de preços.

Q



Quadro de Cotações - Local no recinto de negociações das Bolsas de Valores onde os diversos preços e quantidades de ações negociadas são afixados.

Quality Stock - Ação de primeira qualidade.

Quick Kill - Manuseio rápido, por técnica que permite identificar, sem demora, elementos que seriam procurados em longa sequência. - Negócio feito rapidamente e com bom lucro.

Quick Return - Transação especulativa envolvendo uma compra e subsequente venda em período relativamente curto.

Quilo - Quantidade representativa de um milhão de ações.

Quitação - Declaração expressa do credor de que recebeu parte ou totalidade de determinado débito.

Quotation (Quote) - "Por vezes abreviado para ""quote"". Oferta mais alta para comprar e mais baixa para vender um título. Pedindo um ""quote"" a um corretor este indicará dois números, o primeiro representado o preço mais alto que um comprador poderia aceitar e o segundo, o preço mais baixo que um vendedor aceitaria."

Quotation Board - Quadro de cotações.

Quotation Sheet - Lista de preços.

R



Raid - "Grande volume de operações - de venda e compra - com o fim de afastar operadores com margem escassa. Um ""bear raid"" significaria grandes vendas para forçar pequenos operadores a liquidar, enquanto que um ""bull raid"" forçará cobertura de posições curtas."

Rally - Recuperação nos preços após um período de declínio.

Rate Of Return - Taxa de retorno. Rendimento de um título, baseado no preço original de compra ou no atual preço de mercado.

Reajuste (em Análise de Investimento) - Movimento de baixa, usualmente de curta duração, que ocorre durante um processo de alta de preços a que está submetido determinado título.

Realização de Lucro - Venda das ações quando as cotações permitem ao investidor obter boa margem de lucro.

Realize - "Vender ações, ""realizando um lucro"", quando se crê que elas atingiram o preço máximo."

Reaplicação - Nova aplicação do capital e/ou rendimentos recebidos por um investimento feito em um período anterior.

Recibo de Subscrição - Documento que comprova o exercício do direito de subscrição.

Recibos de Depósito a Prazo Fixo - São promessas de pagamento de importância depositada e constituem exigibilidade das instituições que os emitem. São autorizados a receber esse tipo de depósitos bancos comerciais e os bancos de investimento. São nominativos e intransferíveis.

Recinto de Negociações (Pregão) - Local mantido pelas Bolsas, adequado ao encontro de seus membros e à realização, entre eles, de negociações de compra e venda de títulos e valores em mercado livre e aberto.

Recuperação - Fica caracterizada quando ocorre uma tendência secundária em um mercado de ações em baixa.

Recursos Excedentes - Excesso sobre os recursos necessários para compor a conta margem, isto é, aqueles com os quais o corretor operará em nome do cliente e que podem ser retirados em dinheiro da conta.

Red Herring - Versão preliminar do Prospectus usada para obter indicação do interesse de possíveis investidores para uma nova emissão.

Redesconto de Liquidez - É um empréstimo feito pelo agente financeiro oficial (Banco Central) a participantes do sistema bancário, descontando os papéis de efeitos comerciais (duplicatas) desses bancos, mantidos em carteira para fazer frente ao seu fluxo de caixa.

Redesconto Seletivo - Consiste em linhas de crédito abertas pelo Banco Central para atender determinados setores considerados prioritários. Enquadram-se neste tipo de operação os refinanciamentos de custeio e comercialização agrícola, os refinanciamentos de custeio de produtos manufaturados exportáveis.

Redução - A Assembléia Geral de uma AS poderá deliberar a redução do capital social, se houver perda, até o montante dos prejuízos acumulados ou se julgá-lo excessivo.

Reembolso - Operação pela qual, nos casos previstos em lei, a empresa paga aos acionistas dissidentes de deliberação da Assembléia Geral o valor de suas ações.

Regional Stock Exchange - Bolsa de Valores Regional.

Registered Bond - Título de dívida nominal. Tem o nome do possuidor na face e só pode ser negociado por endosso e transferência nos livros do emitente.

Registrar - "Banco responsável para impedir uma distribuição de ações de uma empresa em número maior que a autorizada

Registration - Registro das Ações de acordo com a Lei (Ato de 1933).

Registration Of Securities - Registro de títulos a serem vendidos ao público em uma Bolsa de Valores.

Registro de Boleta - Registro feito em um posto de negociação do pregão da Bolsa, após o fechamento de uma operação de compra e venda de ações entre representantes de sociedades corretoras. É uma prova de que a Bolsa, após efetuado o registro, está de acordo com a operação realizada.

Registro Em Bolsa - Para que uma empresa tenha suas ações à cotação no recinto de negociações de uma Bolsa de Valores, faz-se necessário que obtenha seu registro de acordo com as normas estabelecidas pela Bolsa.

Regular Way Delivery - Entrega regular, normal. Entrega de títulos negociados, um dia útil depois da operação.

Regulation T - "Regulamentação (pelo FED - Banco Central) do crédito que pode ser dado a clientes compradores de ações, por corretoras e ""dealers""."

Regulation U - Regulamentação (pelo FED - Banco Central) do crédito que pode ser proporcionado por Bancos a clientes compradores de ações listadas.

Rendimento - Provento em dinheiro, bens ou serviços que uma pessoa ou empresa aufere de suas atividades profissionais ou de transações mercantis ou civis.

Rentabilidade Fixa - Rendimento sobre operações no mercado financeiro, com títulos de renda fixa.

Rentabilidade Variável - Rendimento sobre operações no mercado financeiro, com títulos de renda variável.

Repique - Movimento de alta, usualmente de curta duração, que ocorre durante um processo de baixa de preços a que está submetido determinado título.

Reporte - "Compra de uma posição para vencimento mais próximo - à vista ou a futuro - e concomitante venda de posição igual para vencimento mais distante. Pode ser realizado visando tirar proveito de um esperado estreitamento dos diferenciais de preço, em alta ou em baixa. Pode ainda corresponder ao encerramento de uma compra anterior a futruo feita como operação técnica defensiva a ser compensada pela venda final agora realizada à vista. Além dos seus objetivos, o ""reportador"" beneficia o mercado como um todo aumentando o número de parceiros e a liquidez dos negócios, colaborando na redução de diferenciais de preços indevidamente afastados, etc. Se atuando com o objetivo único de auferir o diferencial de preços no vencimento acresce o benefício de correlação que estabelece com as demais alternativas financeiras. Vide Financiamento. "

Representante Registrado - Funcionário de uma sociedade corretora autorizado por uma Bolsa de Valores a representá-la no recinto de negociações.

Reserva Legal - Lucro retido com o objetivo de garantir a integridade do capital de uma sociedade corretora.

Resgate - "Consiste no pagamento do valor das ações para retirá-las definitivamente de circulação, com redução ou não do capital social; mantido o mesmo capital, será atribuído, quando for o caso, novo valor nominal às ações remanescentes."

Resistance Points - Pontos em que a evolução do preço de um título pára, depois de marcada evolução num sentido específico.

Resolução 38 - BCB/15.10.1984 - Regula a intermediação de corretores oficiais de fundos públicos e de sociedades corretoras nas operações de câmbio.

Resolução 922 - BCB/15/05/1984 - Disciplina a constituição, organização e o funcionamento das Bolsas de Valores em todo o País, além de autorizar às sociedades corretoras a formarem carteira própria de ações e manterem conta-margem.

Retângulos (em Análise de Investimento) - Formação que surge, após um movimento de alta ou de baixa, no estudo de comportamento de uma ação, feito pelo gráfico de barras.

Revenue Anticipation Notes (RAN) - Títulos, a curto prazo, emitidos em antecipação de receitas e pagáveis com essas receitas.

Reverse, Stock Split - Redução do número de ações de uma S/A pelo aumento do valor nominal das ações restantes. Técnica empregada quando o preço individual das ações está muito baixo.

Riggind - Manipulação de qualquer ação no mercado.

Rights - Direitos. Privilégios concedidos a acionistas para compra de ações ou obrigações em condições melhores que as do mercado.

Rights Ex - Ações que perderam os seus direitos, que ficaram em posse do vendedor.

Rights On - Com direitos. A venda inclui não só os direitos das ações existentes como os direitos referentes a ações adicionais.

Rights, Issue Of - Emissão do Certificado de Direitos.

Rock Bottom - Termo que indica que os preços atingiram seu nível mínimo, abaixo do qual dificilmente descerão.

Rockbottom Price - "(Vide ""Rock Bottom"") - Preço mínimo."

Rolagem de Posição - Encerramento de uma posição a futuro através de uma operação inversa (compra ou venda) e simultânea retomada de posição igual à inicial, para outro vencimento normalmente posterior (rolagem para frente) mas também possível para um anterior (rolagem para trás).

Round Lot - "Número ""redondo de"" ações (100 ou múltiplos)."

Rule 144 - "Autorização da SEC para venda de pequenas quantidades de ações - especificadas em relações - sem que tenham sido registradas. A norma geral visa impedir a formação de mercados para ações cujos emitentes não realizam suficiente ""disclosure"" (publicação de informações)."

Run Bonds Through The Pot - "Se a reserva de um investidor institucional ou de um ""dealer"" está toda vendida, o responsável pela contabilidade pode retirar títulos não vendidos da conta da emissão e lancá-los na reserva para negociação."

S



S & P 500 - "Índice composto da Standard & Poor's Corporation

Sacado - É a instituição financeira que atua como intermediária em uma operação de financiamento apondo seu aceite em um título.

Sacador - É quem emite a letra de câmbio. Por exemplo, a empresa ou o consumidor beneficiados com a abertura de um contrato de crédito.

Safekeeping - Custódia.

Sala de Negociações - Veja Pregão.

Saldo Não-Negociado - Quantidade de ações resultantes de ordem parcialmente executada. Se o prazo de validade da ordem não estiver vigente, a negociação do saldo exigirá novas instruções.

Sales Short - Venda a termo. Venda feita por alguém que acredite que os preços de uma ação cairão e vende essa ação embora não a possua. Para cobrir a venda, terá que comprar ou tomar emprestadas as ações em causa.

Sales Wash - Venda de ações com prejuízo que não pode ser incluido na declaração de imposto de renda americano, caso o investidor as compre de volta em menos de 30 dias. Técnica empregada para chamar a atenção e criar mercado para certas ações, através da má constante negociação.

Saturation Point - Ponto de saturação. Ponto máximo de um ciclo do mercado de ações, a partir da qual a oferta excederá a procura.

Scale Order - Plano de investimento que consiste na compra ou venda adicional das ações de uma companhia, a intervalos fixos e até um determinado ponto acima ou abaixo do preço inicial.

Scalper - "Operador especial, especializado em operações ""day-trade""."

SCC - Stock Clearing Corporation - "Sistema de movimentação física de títulos através de um organismo central de ""clearing"", conhecido como o Sistema do Envelope. Os títulos, colocados em envelopes, são depositados para distribuição no organismo do ""clearing"" entre as 9:00 e as 11:30."

Scrip Dividend - Dividendo distribuido com promessa de pagamento em data futura, especificada ou não.

Seasoned Securities - Ações bem aceitas pelo público devido a sua reputação generalizada.

Seat - Qualidade de membro de uma Bolsa de Valores.

SEC (Securities And Exchange Commission - Comissão de Valores Mobiliários dos E.U.A., aprovada pelo Congresso em 06.06.1934 para proteção dos investidores. Constituida por 5 membros nomeados pelo Governo. Securities Exchange Act de 34 e Securities Act de 33.

Second Preferred Stock - "Ações preferenciais secundárias

Secondary Distribution - Distribuição secundária. Quando o detentor (geralmente companhias de investimentos) de grande quantidade de ações de uma companhia resolve negociá-las diretamente a preço um pouco mais baixo que o da Bolsa de Valores.

Secondary Market - Mercado secundário.

Secondary Movement - "Movimento secundário. Tendência secundária de ciclos de preços

Secondary Stocks - Ações secundárias. Ações de companhias novas e em fase de expansão que ainda não provaram a sua capacidade de competição com as mais tradicionais.

Secular Trend - Tendência a longo prazo no preço de determinadas ações, não afetados por fatores técnicos ou sazonais.

Securities - "Títulos ou ações

Securities Act Of 1933 - "Lei que determinou completa descrição de novos títulos na declaração de registro e na apresentação ao público. A SEC não garante a veracidade das declarações, mas tenta ampliar o âmbito das informações apresentadas (""disclosed"")."

Securities Act Of 1934 - "Lei que estendeu o princípio de publicação de informações (""disclosure"") à negociação com títulos já emitidos e estabeleceu controle sobre ""insiders"". Também criou a SEC (Securities Exchange Commission)."

Securities Assented - Depósito num banco por meio de um acordo pelo qual o dono concorda em substituir uma emissão antiga por uma nova. Mais freqüente por ocasião de reorganização de uma companhia.

Securities Corporation - Emitidos por sociedade anônimas. Por oposição a títulos federais, estaduais e municipais.

Securities Gilt-Edged - Ações de primeira classe.

Securities Investor Protection Corporation (SIPC) - "Criado em 1970 pela ""Securities Investor Protection Act"". Organização não lucrativa cujo principal propósito é o de proteger, dentro dos limites estabelecidos por lei, os clientes de corretores e ""dealers"" falidos e que sejam membros da organização."

Securities Trading - "Transações, compra ou venda de títulos

Securities, Callable - Títulos resgatáveis antes do vencimento.

Securities, Listed - Títulos registrados na Bolsa de Valores.

Securities, Margined - Títulos comprados com margem, a crédito.

Securities, Marketable - Títulos facilmente negociáveis.

Securities, Negotiable - Títulos negociáveis.

Securities, Obsolete - Títulos de companhias que não existem mais ou que foram retirados do mercado.

Securities, Outside - Títulos que não estão inscritos na Bolsa de Valores.

Securities, Outstanding - Títulos de capital social integralizado, de uma S/A em poder do público.

Securities, Over The Counter - "Títulos transacionados em Mercado de Balcão (OTC)

Securities, Unlisted - Títulos não inscritos na lista da Bolsa de Valores.

Security Record - Qualquer registro conbábil relativo à custódia de ações, seja para fins de garantia ou administração.

Segurança - É garantia que o investimento proporciona de ser recuperado o capital aplicado.

Seleção de Carteira - É a principal etapa do processo de administração de carteira de títulos. Tem como objetivo selecionar uma carteira ótima, de modo a satisfazer um plano de investimento estabelecido.

Sell At The Close - Ordem de venda a ser executada pelo melhor preço no fechamento do dia em que foi emitida.

Sell At The Opening - Ordem de venda a ser executada pelo melhor preço na abertura do dia imediatamente posterior àquele em que foi emitida.

Sell On Scale - Fórmula de venda de ações no mercado que parece demasiadamente alto mas que o investidor espera que ainda suba um pouco mais antes de declinar.

Sell Out - Venda de ações para cobrir uma conta com margem.

Sell Out Notice - Notificação de corretor a cliente sobre insuficiência de fundos numa conta com margem. Caso o cliente não deposite esse fundo, o corretor venderá títulos para os conseguir.

Sell Short - Venda a termo. Venda de ações que ainda não são possuidas pelo vendedor, na expectativa de uma queda de preços.

Seller's Market - Mercado vendedor.

Seller's Option - Opção que dá ao vendedor o direito de entregar as ações do comprador em qualquer dia, dentro de limites fixados.

Selling Against The Box - Venda de ações sem entrega. Tecnicamente o vendedor está em posição curta, embora possa deter fisicamente os títulos vendidos. Pode cobrir a sua posição curta, comprando os títulos ou entregando os que detém.

Selling Off - Termo que indica queda de preços. Quando a oferta é maior do que a procura, em consequencia a cotação declina. Termo aplicável a uma ação, grupo de ações ou a um mercado como um todo.

Selling Rates - Cotações para venda.

Senior Buyer - Maior comprador, principal cliente.

Senior Securities - Ações com prioridade quanto à partilha do capital ou recebimento de juros ou dividendos.

SENN - Sistema Eletrônico de Negociação Nacional - Sistema operacionalizado pela Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, integra oito Bolsas de Valores brasileiras e todas as corretoras filiadas.

Sensitive Market - Mercado sensível, em que os preços reagem rapidametne a acontecimentos desfavoráveis ou favoráveis.

Série de Opções - São as opções referentes a mesma ação objeto, tendo o mesmo mês de vencimento e o mesmo preço de exercício.

Settlement Date - "Data do fechamento do negócio

Settlement Day - Dia de pagamento dos títulos e da sua entrega. Nos E.U.A. normalmente no 4º dia útil depois da transação. Na Europa até 2 semanas. No Open Market os prazo de entrega são diferentes.

Shade - Uma pequena concessão no preço.

Shaking Out - Forçar especuladores com pequena margem à liquidação.

Share - Ação.

Share Loan - Simples empréstimo a juros garantido pelo depósito de ações numa instituição de poupança (Savings and Loan associations). Assim se garante o recebimento de dividendos desde que a garantia não seja levantada até a data do seu pagamento.

Shareholder - Acionista.

Shares, Authorized - Ações autorizadas.

Shares, Issued - Ações emitidas.

Shares, Unissued - Ações autorizadas, porém não emitidas.

Short Account - Conta a termo, conta mantida com o corretor para operações a termo.

Short Of A Stock - Ações vendidas a termo e que ainda não tiveram cobertura.

Short Position - Venda curta ainda não coberta.

Short Seller - Pessoa que vende a termo, que efetuou uma venda a curto.

Short Side - Parte do mercado que por ser pessimista e acreditar em uma baixa de preços vende a termo ou curto.

Short Term - Curto prazo.

Short, Covering - Cobertura de uma venda a termo. O vendedor compra as ações que vende a termo para devolver títulos tomados em empréstimo.

Short-Selling - Venda a descoberto - Mecanismo operacional para venda à vista de ações tomadas emprestadas para posterior reposição.

SIAC (Securities Industry Automation Corporation) - Oraganização independente, fundada pelas duas Bolsas de New York - NYSE e AMEX - como subsidiária prestadora de serviços de automação, processamento de dados, compensação e comunicações.

Sick Market (Gíria) - Mercado doente, mercado incerto e desencorajador.

Size Of The Market - Quantidade de ações oferecidas ao preço máximo, comparada com a procurada ao preço mínimo.

Slack Market - Mercado frouxo.

Slaughter - "Vender indiscriminadamente a preços desnecessariamente baixos. Literalmente: ""Abate, massacre""."

Sleeper (Gíria) - Ação que se mantém relativamente estável mas que se considera possuir uma boa rentabilidade potencial.

Slid Off - Queda de preço.

Sluggish - Mercado calmo. Mercado inativo, com um volume diminuto de transações.

Slump - Queda repentina no mercado de ações ou na economia em geral.

Smash - Declínio acentuado do mercado de ações, beirando o pânico.

Sobras de Subscrição - Direitos referentes ao não exercício de preferência em uma subscrição.

Sociedade Anônima - É a empresa que tem o capital dividido em ações e a responsabilidade dos sócios ou acionistas é limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.

Sociedade Civil - Empresa sem objetivos comerciais, pode seguir o modelo de qualquer sociedade comercial, exceto o da sociedade anônima.

Sociedade Controlada - Considera-se controlada a sociedade na qual a controladora, diretamente ou através de outras controladas, é titular de direitos de sócio que lhe assegurem, de modo permanente, preponderância nas deliberações sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores.

Sociedade Corretora - Instituição auxiliar do sistema financeiro que opera no mercado de capitais com títulos e valores mobiliários, em especial com o mercado de ações. É o intermediário entre os investidores e as Bolsas de Valores. Administra carteiras de ações, fundos mútuos e fundos fiscais de investimento, entre outras atribuições.

Sociedade de Capital Autorizado - Sociedade anônima cujo capital foi aprovado como meta futura pela Assembléia Geral.

Sociedade de Crédito Imobiliário - É a instituição de crédito especializada. Depende de autorização do Banco Nacional da Habitação para funcionar. Opera em financiamento para a construção, venda ou aquisição de habitação.

Sociedade de Economia Mista - É a sociedade em que o Estado participa como acionista majoritário, reservando a si o direito de nomear e demitir administradores.

Sociedade de Investimento (DL-1401) - Destina-se especialmente à captação de recursos externos com vistas a sua aplicação no mercado de capitais brasileiro.

Sociedade Distribuidora - Instituição auxiliar do sistema financeiro que participa do sistema de intermediação de ações e outros títulos no mercado primário, colocando-os à venda junto ao público.

Sociedade Em Comandita Por Ações - É a sociedade em que alguns sócios respondem apenas com o valor das ações subscritas, enquanto os demais respondem integralmente pelas obrigações que a empresa vier a assumir.

Sociedade Limitada - Sociedade em que, enquanto o capital fixado não estiver integralizado, os sócios respondem integralmente pelas obrigações da empresa até o valor total do capital. Nessa sociedade o capital é dividido em quotas.

Sociedade Membro - Sociedade corretora filiada a uma Bolsa de Valores e que se subordina às exigências da Bolsa, quanto às normas e padrões éticos.

Sociedades Coligadas - As sociedades são coligadas quando uma participa com 10% ou mais do capital da outra, sem controlá-la.

Sociedades Seguradoras - São constituídas sob a forma de SA. Caracterizam-se pelo recebimento de uma taxa de prêmio, assumindo em troca a obrigação de pagar uma determinada indenização se ocorrer perda ou dano do que foi assegurado.

Sócio Comanditário - É o sócio que, na sociedade em comandita, entra apenas com o dinheiro e não tem qualquer responsabilidade adicional.

Sócio Solidário - É o sócio que, na sociedade em comandita, responde sempre integralmente pelas dívidas da empresa.

Soft Spot - Ponto fraco do mercado. Ação ou grupo de ações em declínio, embora o mercado esteja em alta.

Special Bid - Preenchimento de uma ordem para comprar um grande bloco de ações na Bolsa de New York. O comprador pagará uma comissão especial, o vendedor não. O preço não pode ser baixo da última venda ou do preço do mercado, o que for mais alto.

Special Dividend - Dividendo especial, declarado em adição ao normal.

Special Offering - "Oferta especial

Specialist - Especialista. Corretor especializado em manter o mercado de uma ação ou grupo de ações. Recebe ordens de compra e venda de outros corretores, é responsável pela colocação de ordens volumosas, podendo para tanto recorrer ao Mercado de Balcão. Deve também disciplinar o mercado por ocasião de oscilações não justificáveis ou não convienientes, comprando ações em seu nome e suportando sérios riscos.

Specialist Block Purchase - Se o especialista recebe uma ordem de venda muito grande e não consegue colocá-la a preço razoável, deverá comprar as ações por conta própria, tentando negociá-las mais tarde, com lucro ou com prejuízo.

Specialist Block Sale - Venda feita pelo especialista, fora da Bolsa, a um preço maior e por sua própria conta.

Speculation - Especulação.

Speculator - Especulador.

Spin Off - Divisão de uma S/A pela distribuição da totalidade ou parte dos seus ativos para outra S/A, recebendo em troca ações desta última que imediatamente são distribuidas proporcionalmente entre seus acionistas.

Split - Elevação do número de ações representantes do capital de uma empresa através de desdobramento, com a correspondente redução de seu valor nominal.

Split - "Desdobramento de ações

Split Comission - Comissão dividida. Comissão que o corretor divide com o seu cliente ou com alguém que realize negócios para ele. É considerado ilegal.

Split Order - Ordem dividida. Ordem executada separadamente e em períodos diferentes.

Split Stock - "Ações novas emitidas como bonificação. ""Filhotes"". "

Spot - "Termo normalmente usado a propósito de ""commodities"" e câmbio quanto a situações em que a entrega pode ser pronta."

Spot News - Notícias que afetam momentaneamente o mercado de ações.

Spread - Veja Diferencial.

Spread - "Diferença entre o preço da oferta e o preço da procura

Spreading The Risk - Diminuição do risco pela diversificação do investimento por vários tipos de ações.

Squeeze - "Aperto

Stabilize - Estabilizar. Uma das principais funções do especialista - evitar que os preços oscilem violentamente.

Stabilizing Bid - Oferta que o responsável pela contabilidade mantém registrada na conta do especialista enquanto a oferta está em apreciação. O propósito deste lance estabilizador é evitar que o preço do título desça abaixo do valor de emissão enquanto a subscrição não está dividida.

Stamped Security - Título ou certificado de ações carimbado para indicar alguma alteração referente a juros, vencimento ou data de resgate.

Steady Market - Mercado firme, com pouca latitude de oscilações.

Stock (Shares) - "Ações. Pode significar títulos ou certificados de ações. No caso de ações é preciso diferenciar entre o termo ""stock"" - conjunto de ações que formam o capital social - e ""share""- uma unidade desse conjunto. Na prática os dois termos são empregados indiferentemente."

Stock Ahead - "Por vezes um investidor que tenha dado ordem de compra ou venda a um certo preço verá operações a esse preço serem realizadas antes da sua. Essas ordens chegaram ao especialista antes (""ahead"") da sua."

Stock Assessable - Ações sujeitas a um pagamento que o investidor deverá efetuar em caso de insolvência da reorganização.

Stock Bonus - Ações oferecidas como bônus a pessoas que prestam bons serviços para a empresa.

Stock Certificate - Cautela, certificado de ações.

Stock Company - Companhia por ações.

Stock Discount - Ações com excesso de valor nominal sobre o valor pago por uma ação.

Stock Dividend(s) - Bonificação em ações.

Stock Exchange - Bolsa de Valores.

Stock Hypothecated - Ações dadas em garantia em face de um investimento.

Stock Market - Mercado de Ações.

Stock Option - Método - distribuição de ações - pelo qual uma S/A garante a funcionários importantes a oportunidade de participar nos resultados da empresa.

Stock Option Contract - Contrato negociável, pago antecipadamente, que dá ao comprador o direito de comprar ações especificadas a preço e durante um período também determinados.

Stock Power (Of Attorney) - Procuração a um segundo para transacionar com ações. Normalmente passadas quando ações são empenhadas como garantia de empréstimos.

Stock Rights - Ações que incluem direitos de preferência para subscrição de novas emissões.

Stock Split - Desdobramento de ações.

Stock Transfer - O ato de cancelar um certificado de ações para emitir um outro no nome do novo possuidor, registrando a operação em livro próprio (Stock Transfer Book).

Stock Transfer Book - Livro de registro de transferência de ações.

Stock, Authorized Capital - Ações do capital autorizado.

Stock, Blue Chip - Ações de companhias líderes.

Stock, Borrowed - Ações que o corretor pede emprestadas para cobrir uma venda a termo, de um cliente.

Stock, Capital - Conjunto de todas as ações que compõem o capital da empresa.

Stock, Common - O conjunto de ações ordinárias.

Stock, Convertible Preferred - Ações preferenciais conversíveis em ordinárias.

Stock, Cumulative Preferred - Ação preferencial cumulativa.

Stock, Cyclical - Ações que acompanham de perto os ciclos econômicos.

Stock, Defensive - Ações defensivas. Ações de companhias cuja ênfase é colocada na estabilidade, em lugar do crescimento.

Stock, Deferred - Ações que só pagarão dividendos a partir de determinada data ou após o preenchimento de certas condições.

Stock, Floating - Ações disponíveis para o público.

Stock, Growth - Ações de companhias em franco desenvolvimento.

Stock, Guaranteed - Ação que o pagamento de dividendos é garantido por outra companhia.

Stock, High Grade - Ações de primeira qualidade.

Stock, Inactive - Ações inativas, pouco transacionadas.

Stock, Issued, Capital - Ações emitidas.

Stock, Loaned - "Ações emprestadas. Ações entregues em empréstimo a um vendedor a termo ou seu corretor. Correspondente, quanto a quem empresta, à expressão ""borrowed stock"", sendo este referente a quem toma emprestado."

Stock, Long - Ações mantidas na expectativa de uma alta.

Stock, Non Voting - Açõe sem direito a voto.

Stock, Non-Cumulative Preferred - Ações preferenciais não cumulativas. Caso a companhia possa pagar os dividendos, o acionista perde o direito de recebê-los.

Stock, No-Par - Ações sem valor ao par, sem valor nominal.

Stock, Pivotal - Ações líderes de um determinado ramo de atividades e que influenciam as demais do mesmo ramo.

Stock, Preferred - Ações preferenciais.

Stock, Quality - Ações de primeira qualidade.

Stock, Secondary - Ações de companhias novas e em franco desenvolvimento.

Stock, Short - Ações vendidas a termo e que ainda não tem cobertura.

Stock, Treasury - Ações emitidas por uma S/A e posteriormente readquiridas e mantidas por ela.

Stock, Unissued - Ações não emitidas. Constituem a diferença entre capital autorizado e o emitido.

Stock, Voting - Ações com direito a voto.

Stockbroker - Corretor de Bolsa de Valores.

Stockholder ou Shareholder - Acionista.

Stockholder's Equity - Patrimônio dos acionistas.

Stockholders Of Record - Acionistas registrados.

Stop Limit Order - "Ordem de compra e venda só efetivada a preço específico (""stop order"") que se transforma em ordem a executar - quando esse preço for alcançado."

Stop Loss Order - Ordem de venda de ações, se e quando baixarem, até determinado preço especificado.

Stop Order - Ordem de compra ou venda que só se torna efetiva caso a cotação atinja um preço determinado.

Stop Price - "Preço ao qual se concretiza o ""stop-order""."

Stopped Stock - Serviço prestado - normalmente por um especialista - em função de uma ordem de um corretor. Por exemplo, a companhia A vendeu a $50. O corretor recebeu ordem de compra de 100 ações ao mercado. A oferta está sendo feita a $50,50, mas o corretor acredita que poderá conseguir a $50,20. Como, por outro lado, não quer perder os $50,50 se não conseguir os $50,30 pede ao especialista para lhe reservar 100 ações a $50,50 até saber se consegue ou não a $50,30.

Straddle - Veja Casamento de Opções.

Straddle - "Contrato opcional duplo. Dá direito ao detentor de comprar ou vender as ações nele mencionadas antes ou até seu vencimento (combinação de ""put""e ""call"" sobre o mesmo título). Em ""commodities"", o ""straddle"" (ou ""spread"") consiste na compra de um contrato futuro em um mês e sua venda em outro mês, permanecendo ambos os acordos até data posterior."

Street - Zona Financeira (arredores da Wall Street).

Street Loan - "Empréstimo entre corretores, que podem ser ""chamados"" pelo emprestador. "

Street Name - Títulos em nome de um corretor e não do seu cliente. Ocorre quando os títulos foram comprados com margem ou quando o cliente deseja que fiquem em posse do corretor.

Street Practice - Prática do meio financeiro.

Strike From The List - Eliminação de uma S/A da lista de firmas que podem transacionar na Bolsa.

Strong Hands - Termo que indica que a maioria das compras mais recentes foi realizada por investidores de primeira qualidade, que irão reter as ações compradas, por longo período.

Strong Market - Mercado Forte.

Subject To Call - Declaração de dívida com uma cláusula que permite ao emissor resgatar o título antes do vencimento e a um preço estipulado.

Subscribed Capital Stock - Ações subscritas.

Subscriber - Subscritor, assinante.

Subscrição - Chamada de capital feita por uma empresa, via lançamento de novas ações para subscrição pelos acionistas, obtendo, assim o financiamento necessário para fazer frente a seus investimentos.

Subscrição Incentivada - Tipo de subscrição em que as ações ficam impedidas de negociação por um prazo legal de indisponibilidade.

Subscription - Subscrição.

Subscription Price - Preço de subscrição.

Subscription Rights - Direitos de subscrição.

Subscription Warrant - Garante ao acionista o direito de subscrever ações adicionais a um preço estipulado e dentro de um prazo determinado.

Support Price - Preço de sustentação, preço mínimo.

Support The Market - Sustentar o mercado. Entrar no mercado com ordens de compra a preço um pouco inferior ao do mercado com o intuito de estabilizar esse preço.

Supporting Orders - Ordens de compra emitidas para sustentar o mercado.

Suspend Trading - Suspender as operações da Bolsa. Medida tomada em ocasiões especiais.

Suspension - Suspensão. Proibição de um corretor operar na Bolsa por um determinado período.

Swap - Significa permuta e designa a combinação de um deporte com um reporte, seja operações da espécie onde compradores e vendedores a vencimentos diferentes são reciprocamente os mesmos. Até dos benefícios visados em particular, causam os mesmos resultados positivos de cada uma das transações em separado. Vide Deporte e Reporte.

Swing - Flutuação de preços.

Switching - Trocar ações de uma companhia pelas de outra.

Syndicate - Sindicato - grupo de banqueiros investidores que se juntam para realizar a subscrição de uma emissão.

T



Take It - Fechado. Termo usado por corretor para indicar que fecham compra ao preço oferecido.

Take Over - "Aquisição de uma companhia por outra em geral amigavelmente, mas por vezes com uma ""proxy fight"" (luta de procurações). Em aquisições não amigáveis o comprador em potencial pode oferecer pelas ações do possível adquirido, um preço bem acima do mercado, novas ações e outros atrativos para os acionistas. A administração do possível adquirido pode pedir preço mais alto, lutar contra a aquisiçào ou procurar fusão com outra companhia. Quando um acionista de um ex-possível adquirido cuja administração tenha decidido, contra sua vontade, rejeitar uma proposta, se considerar lesado nos seus interesses, pode acionar os diretores em ação judicial parecida com a de perdas e danos."

Take Up - Pagar integralmente ações originalmente adquiridas com margem.

Taxas - Taxa e emolumentos cobrados pela Bolsa de Valores ou pelas sociedades corretoras a seus clientes quando da utilização de seus serviços.

Technical Position - Designa circustâncias e fatores influentes no mercado mas pertencentes a ele próprio, por oposição a fatores externos que poderão afetar a estrutura de preços.

Technical Research - Análise do mercado com base na oferta e procura. Movimentos de preços, volume operacional, e tendências, são estudados pelos técnicos na tentativa de definir e apreciar a influência desses elementos no desenrolar do mercado.

Tendência Primária - Extenso movimento de subida ou de descida no preço das ações, prolongando-se por um ano ou mais.

Tendência Secundária - Movimento contrário àquele que se desenvolve primariamente, com duração de três semanas a alguns meses.

Tendência Terciária - Movimento de duração curta, 6 dias a 3 semanas. Para o investidor técnico, estas oscilações não representam interesse para a compra ou venda de ações.

Tendency - Tendência do mercado.

Tender - "Oferta

Tender Offer - "A companhia ""A"" deseja adquirir o controle da companhia ""B"". ""A"" apresenta uma proposta (""tender offer"") para compra de todas ou parte das ações de ""B"", podendo ser por troca com ações ou debêntures de ""A"" por dinheiro ou combinação dos dois. A proposta pode ser feita ou não pela Direção de ""B"". No caso dos acionistas de ""B"" se considerarem lesados por esta não aceitação poderão processar a sua diretoria."

Tender, Legal (Lawfulmoney) - Moeda que pode ser empregada na liquidação de uma dívida a não ser que o contrato especifique outro tipo de moeda.

Tender, Make A - Fazer uma proposta.

Tenor - Prazo.

Term - Prazo, período, tempo.

Term, Bond - Obrigação com um único prazo, cada vez que é emitido.

Terms - Condições, termos, condições de pagamento.

Terms Of Payment - Condições de pagamento.

Thin Margin - Margem fraca, não suficiente.

Thin Market - "Mercado com poucas ofertas de compra ou de venda

Third Market - Apelido do mercado O.T.C. (Over-The-Counter) de grandes operações com títulos registrados. Membros da Bolsa de New York não operam normalmente, neste mercado.

Through The Market - "Quando uma obrigação está no mercado oferecida a condições menos vantajosas, quanto à rentabilidade, que outras obrigações comparáveis, está sendo oferecida ""through the market"". "

Ticker - Telégrafo. Sistema ligado à Sala de Pregão da Bolsa, que permite saber em poucos minutos o volume e preços transacionados.

Ticker Symbols - Abreviações usadas no telégrafo da Bolsa.

Tigela - Formação que surge, após um movimento de alta, ou de baixa, no estudo de comportamento de uma ação, feito pelo gráfico de barras.

Tight Market - "Mercado muito competitivo. ""Spread"" pequeno entre as ofertas de venda e de compra para um determinado título."

Timing - "Arte de decidir o momento exato de comprar antes de uma alta ou vender antes de uma baixa. Em termos mais gerais ""escalonamento no tempo"" ou ""programação"". "

Tips - "Informação ""inside""

Tiroteio - É a tentativa de manipulação de preços de papéis com grande liquidez no mercado de opções, para forçar uma tendência, de alta ou de baixa, com a finalidade de provocar ou evitar o exercício de opções. É um duelo entre grandes investidores.

Titular da Opção - É aquele que tem o direito de exercer ou negociar a opção.

Título Patrimonial de Bolsa - Desde que autorizada pelo Banco Central do Brasil, onde deverá previamente se registrar, a sociedade corretora deverá adquirir um título patrimonial da Bolsa de Valores em que desejar ingressar como membro.

Títulos de Dívida Pública - Obrigações federais, estaduais ou municipais. Tais títulos de crédito são emitidos e garantidos pela União, por um estado ou por um município. Normalmente trazem indicados o prazo do resgate e a taxa de juros incidente.

Títulos de Renda Fixa - São os títulos em que se conhece, a priori, a lucratividade proporcionada.

Títulos de Renda Variável - São os títulos em que a lucratividade só será determinada pela diferença entre o preço de compra acrescidos dos benefícios, menos o preço de venda.

Títulos Referência - Valores mobiliários aos quais se referem as operações no mercado futuro.

To Come - A comprar - o número de ações que é preciso comprar para completar uma ordem de compra.

To Go - A vender - o número de ações que é preciso vender para completar uma ordem de venda.

Tomador - É o poupador que aplica suas disponibilidades financeiras adquirindo, no mercado financeiro, letras de câmbio.

Took A Bath - Gíria para designar investimento que deu mau resultado.

Top Out - Nivelação gradual de preços após uma constante alta.

Top Price - Preço máximo.

Topheavy Market - Mercado que parece estar excessivamente alto.

Total Portfolio - Valor total da carteira.

Trade On The Equity - Utilizar capital de terceiros em vez de capitais próprios adicionais. O lucro auferido deve ser mais que os juros pagos a fim de aumentar os lucros.

Trade, Date - Data de efetivação da transação.

Trader - Pessoa que compra e vende ações por conta própria de preferência a deter posições de carteiras.

Trader's Market - Mercado que apresenta pequenas flutuações.

Trading Floor - "(Veja ""Floor"") - Saguão principal da Bolsa. "

Trading Post - Posto de compra e venda (há 23 postos no Bolsa de N.Y.).

Tradings Posts - Sistema de negociações contínuas utilizado pela bolsa de Valores, através de postos de negociações, tendo como objetivo dar homogeneidade aos trabalhos, em função da quantidade de negócios, permitindo, assim, distribuir uniformemente o fluxo de operações pelo recinto de negociações.

Transaction - Transação.

Trend - Tendência.

Trend Analysis - Análise de tendência.

Triângulo Simétrico - Formação que surge, após um movimento de alta ou de baixa, no estudo de comportamento de uma ação, feito pelo gráfico de barras.

Trust Indenture - Contrato de custódia.

Turn - Transação completa, incluindo uma compra e uma venda.

Turnaround - Títulos comprados e vendidos no mesmo dia. Idealmente deveriam ser recebidos e entregues dentro do horário habitual de entregas (entre 9h e 11h30min da manhã).

Turned Over - Vendidos.

Turnover - Rotação, movimento, giro, circulação. Número de ações negociadas durante um certo período.

Two-Dollar Brokers - Membro da Bolsa que não operam por conta própria, trabalham para terceiros com uma remuneração fixa.

Two-Sided Market - Mercado com um lance e um pedido de preço, ambos firmes.

U



Uncovered - A descoberto.

Under Gurantee - Sob caução.

Under The Rule - Se um título não é entregue de acordo com o ajustado, pode ser efetuada oficialmente a compra necessária, no mercado.

Underwrite (To) - Subscrever ações, fazer seguro. Agir como intermediário garantindo a venda de uma emissão.

Underwriter(s) - Banqueiro de investimentos. Um ou mais banqueiros compram de uma companhia uma nova emissão.

Underwriters - Instituições financeiras altamente especializadas em operações de lançamento de ações no mercado primário. No Brasil, tais instituições são, em geral, bancos de investimento, sociedades distribuidoras e sociedades corretoras que mantém equipes formadas por analistas e técnicos capazes de orientar os empresários, indicando-lhes as condições e a melhor oportunidade para que a empresa abra o seu capital ao público investidor, através de operações de lançamento.

Underwriters Agreement - Acordo entre a companhia emissora e os banqueiros de investimento subscritores, quanto às condições da operação.

Underwriting - É uma operação realizada por uma instituição financeira mediante a qual, sozinha ou organizada em consórcio, subscreve títulos de emissão por parte de uma empresa, para posterior revenda ao mercado. A instituição financeira subscreve somente as sobras da emissão, nos casos em que a lei brasileira assegura aos acionistas o direito de preferência à subscrição das novas ações a serem emitidas, na proporção das ações que possuírem na época.

Underwriting - Subscrição de uma emissão de títulos mobiliários.

Underwriting Fee - "Percentagem do ""spread"" bruto numa base ""pro-rata"". Cobre as despesas."

Underwriting Firme - No underwriting firme, o intermediário subscreve integralmente a emissão para revendê-la posteriormente ao público. Nesta forma de contrato, a empresa não tem risco algum, pois tem a certeza da entrada de recursos, já que o intermediário subscreve para si o total da emissão. O risco da aceitação ou não do lançamento pelo mercado fica por conta de intermediário financeiro.

Underwriting Tipo Best-Efforts - "A instituição financeira apenas se compromete a realizar ""os melhores esforços"", no sentido de colocação junto ao mercado das sobras de subscrição. Não há nenhum comprometimento por parte do intermediário para a colocação efetiva de todas as ações do lançamento. Por outro lado, a empresa não tem a certeza de conseguir aumentar seu capital na proporção pretendida, nem no tempo envolvido para a sua concretização, já que assume todos os riscos da aceitação ou não das ações lançadas por parte do mercado."

Underwriting Tipo Stand-By - "Reúne as características do ""best-efforts"" e do ""underwriting firme"". Neste caso, o intermediário se compromete a colocar as sobras junto ao público em determinado espaço de tempo, após o qual ele próprio subscreve o total das ações não colocadas. Isto significa que, após decorrido o prazo no qual o intermediário se compromete a vender as sobras de subscrição ao público, o ""underwriting"" se torna do tipo firme."

Undigested Securities - Títulos ou ações não absorvidas (digeridas) pelo mercado.

Unissued Stock - Capital não emitido. Diferença entre o capital autorizado e o emitido.

Unlisted Securities - Ações de companhias que não operam na Bolsa de Valores.

Unlisted Trading Privileges - Ações que podem ser negociadas a pedido de um membro da Bolsa, sem autorização do emissor. Requer aprovação da SEC e os termos do pedido são tornados públicos.

Unload (To) - Descarregar. Vender ou tentar vender toda uma posição.

Up Tick (Ou Plus-Tick) - Transação com um preço maior que o preço da operação anterior com o mesmo título.

UPC - Unidade Padrão de Capital - Considerada como a moeda do Sistema Financeiro da Habitação. Foi instituída com o objetivo de manter a uniformidade do valor unitário em moeda de todas as operações do Sistema Habitacional.

Upgrade - 1 - Mudança de classificação para melhor, feita por uma agência classificada. 2 - Venda de um bloco para compra de um bloco melhor classificado.

V



Valor da Cota de Um Fundo de Investimento - É o quociente entre o patrimônio líquido do fundo e o número de cotas emitidas.

Valor de Exercício da Opção - É o preço de exercício de uma opção multiplicado pelo número de ações que compõem o lote padrão da opção.

Valor Intrínseco da Opção - É a diferença quando positiva, entre o preço à vista da ação objeto e o preço de exercício da opção.

Valor Intrínseco de Uma Ação - O método de avaliação que considera o chamado valor intrínseco da ação, ou de lucros capitalizados, se baseia no princípio de que o valor presente de uma ação é o resultado dos rendimentos futuros que se obterão com um investimento. O princípio se baseia no fato de que a capacidade da empresa em gerar lucros futuros é que irá aumentar o seu patrimônio e, consequentemente, o do acionista.

Valor Nominal - Valor convencionado para cada ação no momento de sua emissão.

Valor Patrimonial da Cota de Um Fundo de Investimento - Vide Valor da Cota de um Fundo de Investimento.

Valor Patrimonial de Uma Ação - É o quociente entre o patrimônio líquido da empresa e o número de ações da empresa. Este quociente mostra a relação existente entre os bens da empresa e o valor da ação. O fato de esta relação acusar um valor superior ao valor nominal é bastante favorável para um investimento.

Valor Unitário da Ação - Quociente entre o valor do capital social realizado de uma empresa e o número de ações emitidas.

Valores em Garantia - Valores que estão sob os cuidados de uma instituição financeira, como garantia de negócios efetuados em confiança.

Variação - Diferença entre os preços de uma determinada ação, no instante considerado, e um determinado tempo tomado como origem.

Vencimento - Data-limite para a liquidação de um contrato.

Venda A Futuro - Operação onde em princípio não interessa ao investidor entregar os títulos, já que, no momento mais adequado, ele encerrará a posição através de uma operação inversa (compra a futuro). Existe a possibilidade de substituir essa operação por outra (encerra-se a posição de venda através de uma compra a futuro e simultaneamente se vende para outro vencimento a futuro ou mesmo à vista).

Venture Capital - Veja Capital de Risco.

Virar Pó - "Expressão utilizada no mercado de opções. Diz-se que as operações ""viraram pó"" quando, ao se aproximar o prazo de exercício das operações, o valor no mercado à vista da ação objeto da opção está abaixo da soma do prêmio e do preço do exercício que deverá ser pago pelo investidor que comprou a opção. Nesse caso, o investidor evitará exercer a opção, perderá o prêmio (pago antecipadamente) e as opções vão deixar de existir, isto é, ""vão virar pó"". "

Volume de Contratos - "Fluxo de operações executadas em determinado período, para abertura e/ou fechamento de posição, ou, ainda, transações de ""day-trade"". "

Votabilidade - Indica o grau médio de variação das cotações de um título em um determinado período.

Voto - É o direito que tem o proprietário de ações ordinárias (ou preferenciais não destituídas dessa faculdade) de votar sobre os assuntos deliberados nas Assembléias Gerais.

W



Waiver - Renúncia voluntária do direito sobre uma propriedade ou direitos sobre propriedade de terceiros, sendo que esses direitos poderiam ser legalmente afirmados. Renúncia a quaisquer direitos legais.

Wall Street - Rua com esse nome em New York. Muito usado para designar toda comunidade financeira dos E.U.A.

Warrant, (Securities) - Garantia. Direito de comprar ações a um preço específico geralmente de prazo mais longo que os normais direitos de subscrição. Negociável e devido ao seu longo prazo podem até ser atraentes especulativamente. Como privilégio que é, não dá direito a dividendos.

Warranty - Garantia, fiança.

Wash Sales - Venda de ações com prejuízo que não pode ser abatido do imposto de renda americano. Compra e venda de ações com o intuito de influenciar o mercado.

Wash Transaction - Operação fictícia em que o próprio vendedor adquire o que vende.

Watered Stock - "Ações de uma companhia emitidas para benefício de ""insiders"" e sem que se verifique um correspondente aumento de ativos, o que faz com que o valor de cada ação seja diluido. A expressão data do tempo em que por vezes se dava sal a gado e depois água, para aumentar ficticiamente o seu peso. "

Weak Market - Mercado fraco.

When Issued - "Expressão usada a propósito de uma nova emissão já autorizada mas não ainda nas mãos do público. Podem ser negociadas e registradas mas as operações só são registradas quando de fato emitidas. Nas tabelas de jornais aparecem marcados com W.I. Forma derivada de ""When, as and if issued"" (quando, como e se emitida)."

When Issued Basis - "Ver ""When Issued"". "

Wide Market - Mercado em que há grande diferença entre o preço de oferta e o de procura.

Will-Call Sales - Venda em que o cliente paga uma entrada sem levar a mercadoria. O saldo será pago quando o cliente quiser tomar posse, havendo um prazo para que a transação se complete.

Winding Up - Liquidação.

Winning Bid - Lance vencedor para uma emissão.

Wire House - Membro de uma Bolsa que tenha um sistema de comunicação entre os seus escritórios ou com escritórios de firmas correspondentes ou ambas as coisas.

Working Control - Teoricamente 51% das ações de uma companhia proporcionam controle da mesma. Na prática, principalmente com grandes companhias, o controle pode ser exercido por bem menos do que isso.

Workout Market - Mercado possível para uma ação, com o entendimento de que dentro de algum tempo, o operador poderá tornar firmes um ou os dois lados.

Workout Order - "Ordem firme em resposta a um ""workout market"" ou ordem firme de ""swap"" (troca) relativa a duas ações raras ou a nível sensivelmente diferente dos vigentes na época."

X

Y



Yankee Bond - Título de emissão estrangeira pagável em dólares e registrado na SEC.

Yield - "Rentabilidade. Também ""return"". Dividendo ou juros pagos em percentagem do valor atual. "

Yield On Stocks - Rendimento de ações. Relação entre os dividendos distribuidos e a cotação das ações.

Yield To Put - "Remuneração de um título subentendendo-se que será detido até uma certa data para então ser vendido ao emitente a um preço específico (""preço put"")."

Z